Logo ABIIS

Leia também

Governo precisa de olhar diferenciado para a saúde, diz Rigotto

Presidente do Instituto Reformar defende reformas estruturantes para redução do custo Brasil e, consequentemente, para a indústria.

O presidente do Instituto Reformar, Germano Rigotto, disse que a próxima gestão presidencial que vai ser eleita em outubro precisará de “um olhar muito forte” para conter o processo de desindustrialização do Brasil e para fortalecer o complexo industrial da saúde.

Em webinar nesta 5ª feira (7.jul.2022), Rigotto disse que a mudança passará pela melhora de linhas de financiamento e a utilização correta dos bancos de fomento, começando pelo BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social).

publicidade

Rigotto afirmou ser necessário um maior cuidado do próximo presidente para haver maior aplicação de dinheiro no segmento de inovação e ciência e tecnologia. “Podemos aproveitar muito melhor os nossos parques tecnológicos espalhados pelo Brasil todo, e uma integração entre Estado, academia e empresa”.

O executivo falou sobre o tema durante o webinar “Eleições 2022: desafios e futuro da indústria da saúde no Brasil”, promovido pelo Poder360, em parceria com a Abiis (Aliança Brasileira da Indústria Inovadora em Saúde).

Rigotto, que já foi governador do Rio Grande do Sul, defendeu ainda “investimento pesado” em educação, voltado para as mudanças tecnológicas que o país vem tendo, como a implantação do 5G.

“Se nós não tivermos mão de obra qualificada, não vamos ter crescimento do PIB de forma sustentável”, afirmou.

O executivo defendeu ainda a implantação de uma reforma tributária justa, que melhore as condições de investir com confiança no Brasil.

Segundo ele, qualquer reforma tributária que for feita neste momento não vai mexer na carga global, que é perto de 37%. Porém, a “complexidade e a irracionalidade” das regras atuais fazem com que o custo para cobrar e pagar tributos no Brasil seja muito alto, comparado com qualquer país do mundo.

“E mais: leva à informalidade, à sonegação e à elisão fiscal –a busca do Judiciário para não pagar tributos. Quem paga, tem que pagar por quem não paga.”

Segundo o ex-governador, o atual sistema tributário leva à uma distribuição dessa carga de uma forma totalmente errada. “Toda reforma tributária não vai se implementar de um dia para o outro, vai ter uma transição. Isso está na PEC 45 e na PEC 110”, citando as duas propostas de emenda à Constituição em discussão no Congresso.

O executivo defendeu ainda que haja um freio à guerra fiscal entre os Estados, que, segundo ele, chegou ao limite. “Precisa se ter a confiança do investidor, tanto interno como externo”.

Assista (3min37s):

Assista ao evento completo transmitido Ao Vivo no canal da ABIIS no YouTube:

Com informações do site do Poder 360 (07/07/2022)