Logo ABIIS

Leia também

Saúde é estratégica como política pública, diz Humberto Costa

Setor representa 9% do Produto Interno Bruto, o que é muito expressivo, afirma o senador.

O senador Humberto Costa (PT-PE) afirmou nesta 5ª feira (7.jul.2022) que a saúde é estratégica para a elaboração de políticas públicas e tem grande potencial de crescimento para a economia brasileira –que vem apresentando dificuldades de crescimento e abertura de empregos.

“É um setor robusto. Só na área dos dispositivos temos uma movimentação financeira de R$ 60 bilhões por ano. Mas, a saúde como um todo, representa 9% do PIB [Produto Interno Bruto], o que é muito expressivo. E 10% da mão de obra no Brasil também está na área da saúde”, afirmou.

“Esse setor, mais do que nunca, é estratégico.”

O congressista falou sobre o tema durante o webinar “Eleições 2022: desafios e futuro da indústria da saúde no Brasil”, promovido pelo Poder360, em parceria com a Abiis (Aliança Brasileira da Indústria Inovadora em Saúde).

O senador explicou que a visão dos políticos sobre o setor está mudando. Disse que, no passado, havia um entendimento de governadores, de prefeitos, de presidentes da República, de que a saúde era vista apenas como um espaço de gastos –ao invés de ser um investimento, como tratam a educação.

“Com o tempo e, principalmente, com a pandemia, o setor é estratégico como política pública, mas é estratégico também para a economia brasileira, para o desenvolvimento industrial.”

Humberto Costa disse que o segmento tem muito para crescer no país. Citou que, do ponto de vista da balança comercial, o Brasil tem um deficit na saúde. Ou seja, compra mais insumos do exterior do que exporta. Segundo ele, isso pode ser superado com a produção interna de produtos, que podem ser “perfeitamente” fabricados pela indústria nacional.

Outro ponto dito pelo senador é que a guerra da Ucrânia está mostrando claramente que “nenhum país pode mais ser apenas parte” da cadeia mundial de insumos. “Em determinadas situações críticas, a globalização termina deixando que muitos países sofram, o que estão sofrendo hoje”, afirmou.

O senador também chamou atenção para o envelhecimento da população, que deve pressionar a demanda no setor.

“Aproximadamente 160 milhões de pessoas utilizam somente o SUS, que é uma estrutura capilaridade, que atinge mais de 5.500 municípios. Além disso, temos um setor de saúde suplementar que está em torno de 60 milhões, que compram equipamentos, medicamentos. Então, isso é um mercado maior do que o de muitos países importantes no mundo. O Brasil precisa se dar conta da relevância e do peso econômico que isso tempo”.

Humberto Costa defendeu ainda que haja maior investimento público na área de pesquisa e maiores parcerias entre o setor público e privado.

O petista falou que a equipe econômica do futuro governo deve planejar como induzir o setor, por meio de uma estratégia geral. Disse que é necessário melhorar a regulação do setor, com regras estáveis. Defendeu ainda uma “reforma tributária inteligente” que deixe de onerar setores essenciais.

Assista (3min58s):

Assista ao evento completo transmitido Ao Vivo no canal da ABIIS no YouTube:

Com informações do site do Poder 360 (07/07/2022)