Logo ABIIS

Leia também

Fortalecer indústria ajudará no crescimento, diz Roberto Cláudio

Ex-prefeito de Fortaleza apoia melhora do complexo industrial de saúde no país e aumento na atração de investimento.

O médico e ex-prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio (PDT-CE), afirmou nesta 5ª feira (7.jul.2022) que o crescimento da economia brasileira passa pelo fortalecimento da indústria.

“A gente vive um problema estrutural que impede o Brasil de crescer francamente”, afirmou

O político disse que a indústria vem perdendo espaço na composição do Produto Interno Bruto nas últimas décadas. Caiu de 33% para menos de 10% atualmente.

Alegou serem necessárias mudanças no modelo econômico do país, como o tripé macroeconômico –conjunto de três pilares que sustentam a condução da política econômica: câmbio flutuante, meta de inflação e meta fiscal.

Roberto Cláudio disse que, na prática, as altas taxas de juros “resultado” desse modelo deixou o Brasil em uma “grave” dependência de tecnologia e insumos.

Como muitos produtos da saúde são importados, o custo do setor é mais elevado que outros dentro do país.

O médico disse ainda que o SUS (Sistema Único de Saúde) é pouco financiado em relação ao tamanho do Orçamento do país. Criticou a PEC (proposta de emenda à Constituição) do Teto de Gastos, que limitou as despesas da União.

Para contornar o problema, Roberto Cláudio defendeu uma política dirigida para o setor, com fortalecimento do comércio exterior, melhor financiamento e investimento nas instituições públicas, como a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) e o Inpi (Instituto Nacional da Propriedade Industrial).

“A gente tem que mexer no modelo da economia política, em uma política industrial mais dirigida e uma política de desenvolvimento científico tecnológico.”

O médico falou sobre o tema durante o webinar “Eleições 2022: desafios e futuro da indústria da saúde no Brasil”, promovido pelo Poder360, em parceria com a Abiis (Aliança Brasileira da Indústria Inovadora em Saúde).

Assista (2min11s):

Assista ao evento completo transmitido Ao Vivo no canal da ABIIS no YouTube:

Com informações do site do Poder 360 (07/07/2022)