Logo ABIIS

Leia também

Covid reforça dever de ter indústria de saúde forte, diz Luizinho

Deputado defende projeto que reforça a importância de a saúde ter prioridade nas políticas públicas de Estado.

O deputado Luiz Antonio Teixeira Júnior (PP-RJ), conhecido como Luizinho, disse nesta 5ª feira (7.jul.2022) que a pandemia demonstrou a dificuldade do Brasil de ter insumos, matérias e medicamentos para conter a covid-19.

Na avaliação dele, a dependência mundial desses produtos da China e da Índia é um “erro estratégico” e o país precisa de uma estratégia nacional de saúde –incluída no projeto de lei 2583/2020.

“É um projeto para que o governo federal, os governos estaduais possam incentivar a instalação e a ampliação de indústrias ligadas à saúde, para termos produção de materiais e medicamentos”, afirmou em evento on-line.

O webinar, batizado de “Eleições 2022: desafios e futuro da indústria da saúde no Brasil”, foi promovido pelo Poder360, em parceria com a Abiis (Aliança Brasileira da Indústria Inovadora em Saúde).

Na ocasião, o deputado afirmou que um dos maiores problemas do Brasil é a criação de emprego e renda. Logo, fortalecer a indústria nacional seria uma forma de mitigar esses gargalos.

Outro motivo para fortalecer a produção nacional é a busca por maior soberania nacional: “Não é possível que um país do tamanho do Brasil, com um sistema único de saúde, o SUS, como o maior comprador do mundo em saúde… Temos como garantir a indústria nacional, as indústrias que queiram se instalar no nosso país”.

Segundo o deputado, a estratégia nacional reúne uma porção de incentivos para ampliação de novas tecnologias e cria dispositivos para a indústria nacional ter vantagens competitivas.

Luizinho contou que o projeto de lei que promove as mudanças está pronto para ser votado e une vários congressistas, da direita à esquerda. “Nosso país não pode ficar somente à mercê de discussões ideológicas. O fortalecimento da indústria de saúde, sem sombra de dúvidas, deve ser a prioridade do próximo governo, dos governadores”.

Assista (3min9s):

Assista ao evento completo transmitido Ao Vivo no canal da ABIIS no YouTube:

Com informações do site do Poder 360 (07/07/2022)