Logo ABIIS

Leia também

CBDL se reúne com OPAS e MDIC para discutir projetos ligados ao diagnóstico

O presidente executivo da Câmara Brasileira de Diagnóstico Laboratorial (CBDL), Carlos Eduardo Gouvêa, e representantes do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio (MDIC) estiveram reunidos, na última segunda-feira, 10/6, com a representante da Organização Panamericana de Saúde (OPAS) no Brasil, Dra. Socorro Gross, para debater projetos conjuntos a serem desenvolvidos conjuntamente a partir deste ano.

Estiveram presentes no encontro, Luciene Ferreira Gaspar Amaral, coordenadora de insumo estratégico da saúde e Antônio Juliani, coordenador geral de insumos estratégicos da saúde, ambos do MDIC.

Pelo Inovação, Acesso a Medicamentos e Tecnologias para a Saúde (IMT) da OPAS/OMS, a coordenadora nacional Ileana Fleitas; a oficial Giselle Silva Calado; e a consultora Gilvânia Melo.

Entre os temas discutidos, a campanha “Let’s Test”, Observatório do Diagnóstico e o papel do diagnóstico inovador nas terapias avançadas.
A campanha Let’s Test será uma ação com a proposta de esclarecimento sobre a importância e o valor do diagnóstico e que objetiva, por meio do engajamento dos serviços de saúde, levar informação e conscientização sobre o papel que o cidadão pode e deve exercer para ter melhor controle de sua própria saúde, pelo diagnóstico precoce e preciso em múltiplos ambientes.
Já o Observatório do Diagnóstico trata-se do apoio às iniciativas que serão levadas adiante por este projeto da CBDL, e que contará com o apoio de múltiplos atores, tanto para o levantamento de onde se realizam os testes por georreferenciamento, como detecção de oportunidades e reais demandas do mercado para apoiar a inovação e desenvolvimento no Brasil.

No que se refere ao papel do diagnóstico inovador nas terapias avançadas, a discussão ficou em torno das oportunidades de fomento a iniciativas de desenvolver a medicina personalizada, com ampliação de acesso nas Américas, para diagnósticos inovadores voltados a terapias avançadas.

CBDL

Criada em 1991, a CBDL – Câmara Brasileira de Diagnóstico Laboratorial é a principal entidade representativa do Brasil da indústria de diagnóstico in vitro. Tem como missão orientar e apoiar seus associados, promover o intercâmbio e troca de informações, bem como aperfeiçoar os fundamentos técnicos e científicos da área de IVD. Neste sentido, tem trabalhado em conjunto com diversas entidades atuantes no setor de diagnósticos, no Brasil e no exterior.

Tem sido uma importante aliada da Anvisa – Agência Nacional de Vigilância Sanitária, na discussão e consolidação das normas e regulamentos que hoje regulam o setor de Diagnósticos no Brasil. Por outro lado, participa ativamente em eventos como congressos e feiras, sempre em conjunto com entidades médicas.

Conta hoje com dezenas de integrantes, dentre os quais, diversas companhias nacionais e multinacionais, que representam mais de 70% do mercado brasileiro de Diagnóstico In Vitro.

Com informações do Site da CBDL – 14.06.2024