Logo ABIIS

Leia também

Saúde Digital: evento internacional e interlocuções sobre telessaúde foram destaques da semana

articipação em painel sobre os ‘Desafios e Fatores Críticos de Sucesso no Estabelecimento de Recursos Avançados para Análise e Previsão de Dados’, no Chile, Simpósio de Enfermagem em Saúde Digital: Estratégias para o Cuidado Seguro e de Qualidade e reunião de Reitores de Universidades da Amazônia são os destaques da semana da Secretaria de Informação e Saúde Digital.

Saiba mais sobre os destaques:

  • Terça-feira (25)

A secretária Ana Estela Haddad foi uma das representantes do Ministério da Saúde durante o Fórum Regional de Inteligência de Dados (Regional Forum on Data Analytics and Forecasting for Public Health), organizado pelo Centers for Disease Control and Prevention (CDC-USA), em Santiago, no Chile, onde destacou o potencial do Sistema Único de Saúde (SUS) para estimular o desenvolvimento nacional.

A uma plateia de 60 pessoas, representando oito países, a titular da Seidigi lembrou que o SUS é o maior sistema universal de saúde do mundo, criado pela Constituição de 1988, e que atende a uma população de 211 milhões de pessoas. “A informação gerada pelo SUS tem um enorme potencial para gerar novos conhecimentos, serviços e produtos em atenção às demandas da sociedade”, afirmou durante sua palestra sobre ‘Desafios e fatores críticos de sucesso no estabelecimento de recursos avançados para análise e previsão de dados’. Também integraram a delegação brasileira na comitiva representantes da Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente (SVSA).

  • Quarta-feira (26)

A coordenadora-geral de Telessaúde, Silvana Benzecry, representou a secretaria no I Simpósio de Enfermagem em Saúde Digital: Estratégias para o Cuidado Seguro e de Qualidade, onde apresentou o panorama nacional da saúde digital no âmbito do SUS e a necessidade da criação da Política Nacional de Saúde Digital, que vem sendo discutida com visão mais ampliada sobre o processo de construção de políticas públicas.

Silvana ressaltou uma fala recorrente da secretária Ana Estela Haddad: “o desafio é entender a informação em saúde digital num processo mais sistêmico, como uma política”.

Ainda na quarta-feira, a coordenadora-geral de Infraestrutura e Segurança da Informação (DATASUS), Jackeline Almeida, representou a secretaria no Seminário Conectividade Significativa: um novo desafio para o Brasil, realizado pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

Jackeline expôs a importância da discussão em todo território brasileiro, uma vez que o tema é universal e de direito de todos. Na oportunidade, a coordenadora citou os estudos de conectividade, realizados em conjunto com a BID e Anatel, onde pontuaram as Unidades Básicas de Saúde (UBS) que não possuem conexão à internet, ou não a possuem com qualidade, visando ampliar essa infraestrutura, com a chegada da 5G, e proporcionar o acesso à internet às mais de 22 mil UBSs espalhadas pelo Brasil que não possuem acesso. “Hoje, com as tecnologias que nós temos, a oportunidade do 5G é mais uma alternativa para conseguir chegar principalmente nessas áreas remotas”, ressaltou.

  • Quinta-feira (27)

O diretor do Departamento de Saúde Digital e Inovação (DESD), Cleinaldo Costa, representou a Secretaria de Informação e Saúde Digital na reunião de Reitores da Amazônia, em Boa Vista (RR), onde defendeu a equidade como caminho para novos avanços: “Existe um abismo digital em muitos municípios e essa dificuldade impede os avanços da Telemedicina e Telessaúde”, pontuou.

Cleinaldo também apresentou a estrutura da secretaria, criada com a lógica de colaboração, cooperação e transversalidade, a fim de definir políticas públicas de inovações em saúde e diminuir impactos sociais, educacionais e logísticos, para fortalecimento do SUS e melhoria da saúde e qualidade de vida da população.

O encontro tratou sobre os Desafios e Perspectivas para a Amazônia com reitores de Universidades do Amapá, Acre, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e Tocantins.

Ainda na quinta-feira, a chefe de gabinete da secretaria, Maria Aparecida Cina Silva, representou a secretária Ana Estela na 4ª Reunião Ordinária da Comissão Intergestores Tripartite (CIT). Ela destacou que a ministra da Saúde, Nísia Trindade, deu ênfase à Saúde Digital no Brasil e à nova secretaria. “A ministra ressaltou que a Saúde Digital será um eixo de grande importância neste governo”, disse.

Com informações do portal GOV.BR (03/05/2023)