Medico BG ABIIS
Share on linkedin
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email

Profissionais pioneiros da rede de estudos de tecnologias em saúde recebem homenagem do Governo Federal

Ministro Queiroga entregou placas celebrativas à atuação daqueles que participaram do início da Rede Brasileira de Avaliação de Tecnologias em Saúde.

Para homenagear profissionais que buscam promover a Avaliação de Tecnologias em Saúde (ATS) no Brasil, o Ministério da Saúde realizou, nesta terça-feira (21), o Encontro Nacional da Rede Brasileira de Avaliação de Tecnologias em Saúde – Rebrats. O evento aconteceu na sede da Organização Panamericana da Saúde, em Brasília/DF, e contou com a participação de coordenadores e representantes dos 88 Núcleos de Avaliação de Tecnologias em Saúde (Nats) que atualmente formam a Rede.

Essas instituições apoiam o Governo Federal na elaboração de estudos de Protocolos Clínicos e Diretrizes Terapêuticas, Diretrizes Brasileiras, Diretrizes Diagnósticas e Terapêuticas, além de outros documentos que auxiliam no acesso a medicamentos e demais tecnologias no SUS.

Durante a homenagem, o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, destacou que para o sucesso no cumprimento de políticas públicas em saúde é fundamental o trabalho de quem avalia a segurança, a eficácia e o custo-efetividade delas. “Para que consigamos ampliar o acesso dos brasileiros à saúde pública, é necessário que tenhamos sustentabilidade. Nosso objetivo é que a sociedade brasileira passe a reconhecer aqueles que têm expertise em avaliação de tecnologia em saúde”, afirmou.

“A importância desse encontro é salutar no momento em que a gente comemora o grande avanço da ATS em saúde no nosso País. Foi árduo o caminho até aqui. Nós tivemos grupos de trabalho, antes da criação da Rebrats. É bom ver os rostos de pessoas conhecidas da época”, disse, em seu discurso, a secretária de Ciência, Tecnologia, Inovação e Insumos Estratégicos, Sandra Barros.

“O encontro é uma oportunidade para falar sobre o que aconteceu na Rede, homenagear as pessoas que trabalharam no início e, ainda, pensar em perspectiva de futuro”, acrescentou a diretora do Departamento de Gestão e Incorporação de Tecnologias e Inovação em Saúde, Vania Canuto.

Rebrats

Rede Brasileira de Avaliação de Tecnologias em Saúde é uma estratégia para viabilizar a elaboração e a disseminação de estudos de avaliação de tecnologias em saúde prioritários para o sistema de saúde brasileiro.

 Os principais objetivos da Rebrats são:

  • Produzir e disseminar estudos e pesquisas prioritárias no campo de ATS;
  • Padronizar metodologias;
  • Validar e atestar a qualidade dos estudos;
  • Promover capacitação profissional;
  • Estabelecer mecanismos para monitoramento de tecnologias novas e emergentes.

Com informações do portal gov.br (21/06/2022)

Últimas Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.