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Kits de Emergência: Ministério da Saúde explica como funciona o envio para locais afetados por desastres

Já foram distribuídos 264 kits para 17 Unidades da Federação em estado de calamidade pública

O Ministério da Saúde acompanha constantemente municípios que decretaram situação de emergência ou calamidade pública pelos impactos de desastres naturais ou fortes chuvas em todo Brasil. Uma das principais ações da pasta é o envio de medicamentos e insumos para essas situações. Desde 2019, já foram distribuídos 264 kits para 17 Unidades da Federação, que serviram para assistência farmacêutica da população desabrigada ou desalojada em regiões atingidas por desastres.

O kit possui um conjunto de 32 medicamentos e 16 insumos, que correspondem a 250 kg e tem capacidade para atender até 500 vítimas por um período de três meses.

Até junho de 2022, já foram distribuídos 91 kits de medicamentos e insumos estratégicos. Somente o estado de Minas Gerais recebeu 27 kits, seguido de Pernambuco com 15, e Bahia com 12 kits. Durante esse período, foram enviadas 22,7 toneladas de medicamentos e insumos capazes de atender mais de 45 mil pessoas desabrigadas ou desalojadas.

A avaliação para o envio considera o quantitativo de pessoas desabrigadas ou desalojadas, a documentação da Defesa Civil, prefeitura ou governo estadual quanto ao reconhecimento de situação de emergência ou decretação de calamidade pública, além de informações sobre o tipo de acontecimento, avaliação preliminar dos danos e os impactos sobre os serviços de saúde em razão do desastre.

Ao longo dos três últimos anos, entre 2019 e 2022, o Ministério da Saúde também apoiou ações em outros países que sofreram ou sofrem de crises humanitárias devido a catástrofes climáticas e outros fatores que afetaram suas populações. O Ministério da Saúde já enviou os kits para auxiliar vítimas do terremoto no Haiti, da explosão de depósitos de fertilizantes no Líbano e também para a Ucrânia.

Com informações do portal gov.br (24/06/2022)