Logo ABIIS

Leia também

Professora e pesquisadora Ana Estela Haddad assume a Secretaria de Saúde Digital

Graduada em odontologia, Ana Estela coordenou implementação de programas como Pró-Saúde e Telessaúde Brasil

Ana Estela Haddad foi escolhida pela ministra da Saúde, Nísia Trindade, para comandar a Secretaria de Saúde Digital. A nova secretária é graduada em odontologia pela Universidade de São Paulo (USP) e especialista em odontopediatria pela Fundação para o Desenvolvimento Científico e Tecnológico da Odontologia (Fundecto).

Professora titular da Faculdade de Odontologia da USP, Ana Estela é coordenadora do Núcleo de Telessaúde e Teleodontologia, coordenadora-adjunta do Núcleo de Apoio à Pesquisa em Políticas Públicas Escola da Metrópole do Instituto de Estudos Avançados, membro do Comitê Assessor da Rede Universitária de Telemedicina, diretora científica da Associação Brasileira de Telemedicina e Telessaúde, além de membro da Rede de Lideres por la Primeira Infancia, fundada pela ex-presidente do Chile e atual Comissária da ONU para Direitos Humanos, Michele Bachelet.

A nova secretária ocupou o cargo de diretora de Gestão da Educação na Saúde da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (Sgtes) do Ministério da Saúde, de 2005 a 2012, e coordenou a idealização e a implementação de programas como Programa de Reorientação da Formação Profissional em Saúde (Pró-Saúde) e Telessaúde Brasil Redes.

Também foi membro representante suplente do Brasil no Comitê Assessor Internacional do Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde/Opas (2012) e da Subcomissão de Revalidação de Diplomas Médicos, de 2007 a 2014.

Ana Estela também foi assessora do Ministério da Educação (2003 – 2005) quando participou da formulação e implementação do Programa Universidade para Todos (PROUNI) e do grupo de trabalho de desenvolvimento da Lei n. 10.861/2004, que instituiu o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES). Atuou também na implantação do acompanhamento da frequência escolar como condicionalidade do Bolsa Família – Projeto Presença.

Com informações do GOV.BR (13/01/2023)