Logo ABIIS

Leia também

Pesquisador e gestor público Swedenberger Barbosa é o novo secretário Executivo do Ministério da Saúde

Novo secretário já atuou como assessor do governo Lula, secretário da Casa Civil do DF e é doutor em Ciências da Saúde

Escolhido para ocupar a Secretaria Executiva do Ministério da Saúde, Swedenberger Barbosa tem um longo histórico de atuação na área e também em gestões políticas. Berger, como é conhecido, é doutor em Ciências da Saúde pela Universidade de Brasília (UnB), onde é professor. É cirurgião-dentista, especialista em Saúde Pública pelo Centro Universitário de Brasília (Ceub) e mestre em Ciências da Saúde.

É professor e pesquisador da Escola de Governo da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) Brasília (DF), com ênfase em saúde como direito, democracia e justiça social e sub-áreas como bioética, ética aplicada e gestão de políticas públicas em saúde.

Berger também é autor de diversos livros, dentre eles a “Bioética no estado Brasileiro”, com primeira tiragem publicada em 2010. Além disso, o secretário, desde 2017, integra o Comitê Consultivo da Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), é Acadêmico Titular da Academia Brasileira de Odontologia e representante da Cátedra da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e Cultura (Unesco) de Bioética da UnB. O novo secretário também foi conselheiro titular do Conselho Nacional de Saúde (CNS – 1990/1994).

Como gestor público, foi secretário de Governo e Chefe da Casa Civil do Governo do Distrito Federal (1995-1998 e 2012-2014), secretário Executivo da Casa Civil da Presidência da República, assessor especial do Presidente da República e Chefe de Gabinete Adjunto de Gestão e Atendimento do Gabinete pessoal do Presidente da República no governo Lula (2003 – 2010).

Com informações do GOV.BR (13/01/2023)