Logo ABIIS

Leia também

Na Faculdade de Medicina da USP, ministra da Saúde destaca retomada da ciência na reconstrução do SUS

Em São Paulo, Nísia Trindade foi recebida pela comunidade acadêmica, diretores e reitoria da universidade

“A agenda que trazemos hoje é a agenda de como o Ministério da Saúde pode retomar a tradição de ser baseado na ciência, para reconstrução do SUS e de cooperação internacional.” Assim a ministra da Saúde, Nísia Trindade, abriu o encontro com a comunidade acadêmica da Universidade de São Paulo (USP), em São Paulo (SP), nesta terça-feira (7). Em um auditório lotado da Faculdade de Medicina, Nísia falou para estudantes, professores, diretores e membros da reitoria.

“Expressamos a nossa alegria e esperança de ter à frente do Ministério uma pessoa que representa tão bem a saúde pública. Ressaltamos o fato de ser a primeira mulher a comandar a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e a primeira a chefiar o Ministério da Saúde. É um orgulho imenso vê-la abrindo portas para a universidade”, destacou a diretora da Faculdade de Medicina da USP, Eloisa Silva Dutra de Oliveira Bonfá.

A diretora ressaltou a capacidade de cooperação da universidade com o SUS, o desenvolvimento de pesquisas e inovações para o sistema, como ações de telessaúde, produção de insumos e medicamentos. “Um país sem ciência é um país sem futuro”, reforçou Eloisa.

O complexo de medicina da USP é responsável por mais de um terço da assistência de alta complexidade na cidade de São Paulo e teve papel fundamental no enfrentamento à pandemia da Covid-19 – foram mais de 10 mil pacientes em estado grave tratados pelos serviços públicos de saúde da universidade.

O reitor da USP, Carlos Gilberto Carlotti Junior, falou sobre a importância da cooperação com o Ministério da Saúde. “Estamos aqui para oferecer tanto ações estruturantes, quanto ações emergenciais para o SUS”, defendeu.

A ministra Nísia Trindade aproveitou a oportunidade para reforçar uma das prioridades do Ministério da Saúde: retomar as coberturas vacinais.

“Quero mencionar que é fundamental pensarmos que retrocedemos em várias áreas nos últimos anos. É inadmissível que o Brasil não retome as coberturas vacinais e isso foi fruto de uma campanha negacionista que tivemos no último governo. Quero conclamar todos e todas para que, juntos, integremos um movimento nacional pela vacinação”, afirmou a ministra.

Por fim, Nísia ressaltou as prioridades da nova gestão. “O Ministério da Saúde tem uma linha de condução e orientação do presidente Lula, que é recuperar a coordenação nacional, ampliar o acesso de qualidade ao SUS, principalmente para a população mais pobre. […] Diante da complexidade do Brasil, o Ministério da Saúde será orientado pelas melhores evidências científicas, a serviço do SUS e da democracia”, finalizou.

União e cooperação

Nesta terça (7), a ministra também visitou o Instituto do Coração (Incor) na capital paulista e conheceu o complexo hospitalar referência em atendimentos cardiovasculares de alta complexidade pelo SUS.

Além de ser um pólo de atendimento, o Instituto do Coração, que é parte do Hospital das Clínicas da USP, também se destaca como um grande centro de pesquisa e ensino. “É um orgulho conhecer a excelência do trabalho, que é do SUS, e também poder pensar no futuro, como o exemplo do Incor pode contribuir para a saúde de qualidade para todo Brasil. Esse é meu compromisso e prioridade. As ações de curto prazo estarão combinadas a uma visão estruturante”, disse a ministra, durante a visita. Ela foi recebida pelo presidente do instituto, Roberto Kalil, além de diretores e colaboradores.

A cooperação com o SUS, dentro de inovações, novas tecnologias e pesquisas científicas, também foram temas da visita da ministra Nísia Trindade ao Hospital Sírio Libanês, nesta terça (7). O hospital é uma das entidades reconhecidas como “Hospitais de Excelência” (HE) pelo Ministério da Saúde, que cumprem os requisitos para a apresentação de projetos de apoio ao SUS (ProadiSUS).

O diálogo e a interlocução permanente com o setor privado da saúde é um compromisso que vem desde o período da transição de governo e busca conhecer e debater ideias de diferentes origens, visando sempre o aperfeiçoamento do Sistema Único de Saúde.

“Nós já temos uma forte colaboração com o Sírio Libanês, com o Proadi. Mas acho que essa parceria pode ir além, pensando no futuro, como a telessaúde e ampliação dos atendimentos especializados”, reforçou a ministra.

Com informações do site da GOV.BR (07/02/2023)