Logo ABIIS

Leia também

Anvisa participa de workshop de especialistas promovido pela ONU

Evento abordará questões sobre direitos humanos e boas práticas para a garantia de acesso a medicamentos, vacinas e outros produtos para a saúde.

A Anvisa participa, nesta terça-feira (14/2), entre 6h e 13h (horário de Brasília), de um workshop virtual de especialistas sobre boas práticas para a garantia de acesso a medicamentos, vacinas e outros produtos para a saúde. O evento é uma realização do Escritório do Alto Comissariado da Organização das Nações Unidas (ONU) para os Direitos Humanos. A contribuição da Agência ao evento será por meio da participação da servidora Adriana Ivama Brummell, como especialista convidada. 

Durante a atividade, serão abordados temas como a relação entre os direitos humanos e o acesso a medicamentos, vacinas e outros produtos de saúde, destacando-se elementos-chave dessa abordagem. No workshop serão também compartilhadas experiências de boas práticas nessa área.

O evento poderá ser acompanhado pelo canal de transmissão da ONU na internet. Para acessar, basta clicar no link a seguir: UN Web TV.

Resolução

Este é o primeiro de uma série de três workshops realizados a pedido do Conselho de Diretos Humanos da ONU, por meio da Resolução 50/13. De acordo com a resolução, o acesso oportuno, gratuito e com equidade a medicamentos de qualidade, seguros e eficazes, bem como a vacinas e a produtos e tecnologias para a saúde, é um elemento fundamental para a plena realização do direito à saúde em seu mais alto padrão e em sintonia com os objetivos de cobertura universal, sem discriminação e com atenção aos menos favorecidos.

O compilado das contribuições dos workshops realizados será apresentado à 53ª sessão do Conselho de Direitos Humanos.

Acesse aqui o site e o programa do evento, além do folder de divulgação.

Com informações do site da GOV.BR (13/02/2023)