Logo ABIIS

Leia também

Força Nacional do SUS recebe treinamento para uso de maletas de internet

Equipamentos serão usados por equipes que atuam no Território Yanomami para viabilizar fluxo de informação com COE Nacional e Local

Dez pessoas da Força Nacional do Sistema Único de Saúde (SUS) participaram, na tarde desta terça-feira (8), de um treinamento para uso de maletas de internet, disponibilizado pela Telebras. O equipamento tem Wi-Fi embarcado e pode ser conectado a aparelhos celulares e computadores. A tecnologia é uma alternativa para garantir a comunicação das equipes que atuam em campo com o Centro de Operações de Emergência (COE) Yanomami.

Andre Rosa Lopes, engenheiro da Telebras, detalha o funcionamento do aparelho. “Os T3SAT (Terminais Transportáveis Telebras por Satélite) é um equipamento de comunicação via satélite que vai auxiliar a operação em auxílio aos Yanomami e também vai permitir a comunicação da missão e planejamento das equipes”, apontou.

Para o engenheiro, o recurso será um mecanismo importante para um plano de ação mais concreto entre a gestão do COE local e nacional e as equipes que estão em Terras Indígenas Yanomami (TIY). “Ao todo, a Telebras disponibilizou 17 unidades para a Missão Yanomami. E com elas, será possível indicar em tempo real as necessidades que os profissionais estão percebendo no local”, avalia Andre.

A conexão do aparelho permite uma taxa de transmissão de download de até 20 Mbps e de upload de 2 Mbps. O primeiro treinamento foi realizado nessa terça (8), mas ao longo desta semana novos grupos serão instruídos pelos técnicos da Telebras, inclusive replicadores do Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) Yanomami, que treinarão as novas equipes de voluntários que chegarão nos próximos dias.

O equipamento, sem ponto de energia, tem bateria que suporta o funcionamento em até 8h. No entanto, também é possível utilizá-lo com bateria veicular. A recomendação dos técnicos, para aumentar o tempo de funcionamento do aparelho, é utilizá-lo para se comunicar e depois desligar até o próximo uso.

Com informações do site da GOV.BR (08/02/2023)