Logo ABIIS

Leia também

Ministério da Saúde realiza II ExpoCIEVS e VII Rede CIEVS

Nos três dias de evento, profissionais de várias regiões do país trocaram experiências nas ações de vigilância, alerta e resposta

Profissionais de saúde de todo o país participaram da II Mostra competitiva de exposição de experiências e práticas bem-sucedidas das unidades CIEVS (ExpoCIEVS) e do VII Encontro Nacional da Rede Nacional de Centros de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (Rede CIEVS). Os eventos foram realizados em formato online entre os dias 5 a 7 de dezembro e tiveram como objetivo trocar experiências e fortalecer as unidades de inteligência epidemiológica nas ações de vigilância, alerta e resposta.

Nesta segunda edição, foram inscritos 102 trabalhos, sendo 26 aprovados na modalidade de participação oral e outros 39 serão incluídos no 1º Catálogo da II Mostra competitiva da exposição. Os trabalhos apresentados com maior número de votos por área temática serão contemplados em intercâmbio de experiências no CIEVS Nacional e na área de emergência em saúde pública dos escritórios da Opas/OMS na representação em Brasília e sede em Washington DC, em 2023.

“É uma honra participar mais uma vez de uma edição do ExpoCIEVS e da Rede CIEVS, fruto de grande projeto que é o Vigiar SUS, que nos trouxe a perspectiva das lições aprendidas na pandemia para estarmos mais alertas e, assim, construirmos uma vigilância da melhor qualidade”, afirmou o secretário de Vigilância em Saúde, Arnaldo Medeiros, na solenidade de abertura.

As incertezas que surgiram com a pandemia da Covid-19 foram destacadas pela diretora do Departamento de Emergências em Saúde Pública, Daniela Buosi. “Foram três anos exigentes com algo que ainda não conhecíamos. Houve dedicação inesgotável dos profissionais de saúde da SVS pois, além da Covid-19, também tínhamos outros desafios”, relembrou.

Durante o evento foram compartilhadas iniciativas realizadas no cenário nacional e internacional para o fortalecimento da inteligência em saúde pública, conhecida em inglês como Public Health Intelligence (PHI), de forma a garantir um serviço de inteligência epidemiológica nas três esferas de gestão do SUS.

CIEVS

Desde a criação em 2005, o Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde assume o papel da implementação da inteligência no processo de acompanhamento de ameaças globais à saúde por meio da coleta e monitoramento de informações.

Atualmente, a Rede CIEVS é formada por 186 unidades, distribuídas nas 27 unidades federativas, 26 capitais, 34 Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEI), 46 municípios estratégicos, 14 municípios de fronteiras, 38 unidades regionais e um nacional, que coordena esta Rede.

Com informações do GOV.BR (08/12/2022)