Logo ABIIS

Leia também

Estratégia de cooperação Brasil-Opas prevê metas para fortalecer o SUS

Documento traz prioridades, como proteger e promover a saúde da população, centrada nas pessoas, famílias e comunidades

Promover a saúde e o bem-estar das pessoas, ampliar o acesso e a cobertura em saúde de forma integral e equitativa, com ênfase na atenção primária, e qualificar os recursos humanos. Esses são alguns dos desafios que o Brasil compartilha com a Organização Panamericana da Saúde (Opas) e estão assinalados no relatório “Estratégia de Cooperação do País 2022-2027”.

O documento foi entregue na última quinta-feira (19) à ministra da Saúde, Nísia Trindade, durante o primeiro encontro oficial com a representante da Opas no Brasil, Socorro Gross. Na oportunidade, foram debatidas estratégias para a vacinação contra a Covid-19 e outras doenças, formação de recursos humanos, vigilância, além de cooperações sobre bancos de leite humano, dos quais o Brasil possui a maior e mais complexa rede do mundo.

A Estratégia de Cooperação envolve ações como proteger e promover a saúde da população, centrada nas pessoas, famílias e comunidades, especialmente aquelas em situação de vulnerabilidade, além de recuperar, melhorar e tornar mais forte os serviços de saúde e os programas prioritários impactados pela pandemia da Covid-19.

O documento é, ainda, uma referência estratégica para o processo de planejamento e de alocação de recursos da cooperação técnica ao Brasil. Também tem foco no alinhamento de ações para a implementação da Agenda 2030.

Clique aqui e acesse o documento

Com informações do GOV.BR (23/01/2023)