Logo ABIIS

Leia também

1400 pessoas já se inscreveram no Programa Nacional de Capacitação e Qualificação em Tecnovigilância

A alta procura pelo curso, lançado em dezembro de 2022, foi destaque do último informativo da Gerente-Geral de Monitoramento de Produtos Sujeitos à Vigilância Sanitária (GGMON), da Anvisa.

O Programa Nacional de Capacitação e Qualificação em Tecnovigilância, lançado no mês passado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), em parceria com a Aliança Brasileira da Indústria Inovadora em Saúde (ABIIS), a Coalizão Interamericana de Convergência Regulatória e a Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento (USAID), já tem mais de 1400 inscritos. O alto índice de procura pelo curso foi destaque do último informativo da Gerente-Geral de Monitoramento de Produtos Sujeitos à Vigilância Sanitária (GGMON).

O objetivo do curso, que é gratuito, é fortalecer as ações de tecnovigilância no Brasil. O conteúdo tem quatro módulos em formato de videoaulas: ‘Estado da arte de monitoramento de dispositivos médicos’, ‘Sistemas de informação em tecnovigilância’, ‘Boas práticas de fabricação/distribuição e gerenciamento de risco na perspectiva da tecnovigilância’, e ‘Desafios para tecnovigilância no contexto do desenvolvimento e uso de dispositivos médicos inovadores’. Está disponível no Ambiente Virtual de Aprendizagem em Vigilância Sanitária da Anvisa (Clique aqui).

“A Tecnovigilância é um tema que a maioria ainda não tem um conhecimento relevante. Considerando as ações pós-mercado, esse entendimento precisa ser agrupado em uma única realidade, para que os envolvidos não tenham que lidar com interpretações diferentes do mesmo assunto”, afirma o diretor executivo da Aliança, José Márcio Cerqueira Gomes.

O curso é voltado para profissionais da indústria, de serviços (hospitais, clínicas, laboratórios), vigilâncias sanitárias e o leigo. Será fornecido certificado de conclusão.