Logo ABIIS

Leia também

Nota: visita da ministra da Saúde à Argentina

Ministras assinaram declaração de intenções para cooperação entre os dois países

O Ministério da Saúde do Brasil e o Ministério da Saúde da Argentina firmaram, nesta segunda-feira (23), em Buenos Aires, uma declaração de intenções para desenvolver a cooperação bilateral entre os dois países em áreas prioritárias da saúde. O trabalho em conjunto também demonstra a intenção de reconstruir a união e a relação produtiva e cordial entre as duas nações.

Entre as áreas prioritárias, estão a promoção da igualdade e equidade de gênero, o acesso aos direitos sexuais e reprodutivos, combate à discriminação e todo tipo de violência, para promover políticas de garantia de direitos fundamentais. Remover barreiras que não permitam acesso aos serviços e melhorar a qualidade da saúde para toda a população, de todas as culturas e grupos étnicos, levando em consideração seus contextos locais, também está entre os termos da cooperação.

Os dois países também irão trabalhar juntos para o desenvolvimento do complexo econômico-industrial, que garante a autossuficiência na produção de insumos estratégicos de saúde, além de fortalecer o trabalho conjunto em pesquisa, desenvolvimento e produção de vacinas e medicamentos.

O intercâmbio e troca de experiências também estão previstos no acordo bilateral, especialmente para estratégias de vigilância epidemiológica e emergências de saúde pública. Entre os itens, também está prevista a formação e capacitação de profissionais de saúde e promoção de intercâmbio técnico-científico para pesquisadores e profissionais de centros de pesquisa, além de fortalecer a capacidade e infraestrutura de ensaios clínicos na América Latina.

A prevenção da gravidez precoce e do abuso sexual, além da promoção da saúde mental, também estão entre áreas prioritárias para o acordo bilateral. A cooperação também prevê o fortalecimento dos programas nacionais voltados para a prevenção de doenças crônicas não transmissíveis, como diabetes, hipertensão ou câncer, por meio da redução de fatores de risco comuns, como tabagismo, uso nocivo de álcool, inatividade física ou comendo alimentos não saudáveis.

A ministra da Saúde do Brasil, Nísia Trindade, e a ministra da Saúde da Argentina, Carla Vizzotti, trabalharão juntas para concluir o Convênio Marco de Cooperação entre os dois países, que será assinado o mais breve possível.

Com informações do GOV.BR (23/01/2023)