Logo ABIIS

Leia também

Como alavancar o futuro da saúde no país, segundo 8 especialistas

Conheça as opiniões dos participantes do EXAME Fórum Saúde sobre os contornos mais urgentes do debate em torno da eficiência da saúde no país

 

Como pavimentar o futuro do sistema de saúde no Brasil em um momento de transição demográfica? O que falta para ampliar a parceria entre o setor público e a iniciativa privada para atingir esse objetivo? Qual é a saída para problemas específicos, porém crônicos, como a judicialização da saúde?

 

Essas e outras questões foram discutidas por especialistas renomados no EXAME Fórum Saúde, que aconteceu no dia 12 de setembro, em São Paulo. O evento contou com a participação do ministro da Saúde, Ricardo Barros, e do secretário de Saúde do Estado de São Paulo, David Uip, além de líderes de empresas farmacêuticas, hospitais e consultorias ligadas ao universo da saúde.

 

Veja a seguir 8 depoimentos exclusivos dos participantes a respeito das diversas questões debatidas no encontro:

 

 

Ricardo Barros, ministro da Saúde

Em depoimento no EXAME Fórum Saúde, o ministro da Saúde, Ricardo Barros, analisa os principais entraves à eficiência da gestão da saúde no país. “O principal gargalo é a qualificação da mão-de-obra”, diz o ministro. “[É preciso] aproveitar melhor a qualidade dos 4 milhões de colaboradores do SUS”. Barros também ressalta a importância de aumentar a resolutividade da atenção básica e diminuir custos no atendimento de alta complexidade, sobretudo ao evitar a repetição de exames.

 

 

David Uip

O que mais atrapalha a gestão da saúde no estado de São Paulo e no Brasil de forma geral? “Não tenho dúvida de afirmar que é a burocracia”, responde David Uip, secretário da Saúde do Estado de São Paulo, em entrevista no EXAME Fórum Saúde. A resposta do governo para agilizar os processos nesse âmbito tem sido apostar em administração direta, organizações sociais e terceirização. Na conversa, o secretário também diz qual é a única forma de aumentar a qualidade da saúde e, ao mesmo tempo, torná-la sustentável do ponto de vista financeiro.

 

 

Lenir Santos, idealizadora do SUS

Para Lenir Santos, uma das idealizadoras do SUS e coordenadora do Instituto de Direito Sanitário Aplicado, o grande desafio da saúde pública é melhorar o planejamento, sobretudo de longo prazo, além de aumentar o financiamento destinado ao setor. “A administração pública não se moderniza como um todo (…) mas não existe outra saída que não seja ter um sistema público de saúde”, diz a advogada, que participou do EXAME Fórum Saúde.

 

 

Sidney Klajner, presidente do Hospital Israelita Albert Einstein

O envelhecimento da população e a necessidade de investimento em novas tecnologias são alguns dos múltiplos fatores por trás do aumento contínuo de custos com a saúde. Em entrevista no EXAME Fórum Saúde, Sidney Klajner, presidente do Hospital Israelita Albert Einstein, diz como fechar essa conta.

 

 

Claudio Lottenberg, presidente do UnitedHealth Group Brasil

Na visão de Claudio Lottenberg, presidente do UnitedHealth Group Brasil, falta vontade política para ampliar a parceria entre o setor público e a iniciativa pública para aumentar a eficiência da gestão da saúde no Brasil. “O setor público ensina o setor privado, a medicina primária, os atendimentos com agentes comunitários, mas nada pode se comparar à eficiência e à agilidade que o setor privado tem”, diz em conversa no EXAME Fórum Saúde.

 

 

Marcelo Munerato, presidente da Aon

A inflação médica é naturalmente superior à inflação geral da economia, e não só no Brasil. A boa notícia é que há soluções, garante Marcelo Munerato, presidente da Aon. Presente no EXAME Fórum Saúde, ele analisa as principais saídas para a questão dos custos com a saúde e explica como a iniciativa privada pode contribuir para aumentar a eficiência da gestão da saúde pública.

 

 

Gaetano Crupi, presidente da Bristol-Myers Squibb no Brasil

O diálogo é a principal saída para resolver os problemas da saúde no Brasil, na avaliação de Gaetano Crupi, presidente da Bristol-Myers Squibb no Brasil. Em conversa no EXAME Fórum Saúde, ele também analisa as soluções para o problema crônico de judicialização da saúde no país. Confira a seguir:

 

 

Sergio Pacheco, AbbVie

Para Sergio Pacheco, diretor de acesso ao mercado e relações governamentais da AbbVie, fala sobre como as empresas podem participar ativamente da gestão da saúde no país. “Não existe mais iniciativa privada e pública, existe sim um sistema único de saúde, em que todos têm que sentar de forma conjunta criando juntos a solução para problemas que não são do futuro, mas do presente”. Veja a seguir a entrevista do executivo no EXAME Fórum Saúde.

 

 

Com informações do portal Exame (12/09/2017)