Logo ABIIS

Leia também

ANS abre inscrições para novos hospitais no Programa de Monitoramento Hospitalar

Hospitais interessados em participar da iniciativa têm até 31/03 para se inscrever

Estão abertas as inscrições para o Programa de Monitoramento da Qualidade da Assistência Hospitalar (PM-Qualiss Hospitalar) da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS). A iniciativa possibilita a avaliação da qualidade da atenção hospitalar por meio de indicadores e visa a induzir a melhoria da qualidade dos serviços prestados pelos hospitais vinculados aos planos de saúde. Os hospitais interessados têm até o dia 31/03/2023 para submeterem sua inscrição no edital para o ano-base 2023. Clique aqui para acessar o edital. 

O programa é destinado aos hospitais vinculados a planos de saúde e classificados como “hospital geral”, segundo o Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES), e que possuam Certificado de Acreditação, conforme os critérios estabelecidos no edital.   

Para este ciclo, estão sendo convidados os hospitais elegíveis que ainda não haviam ingressado no PM-Qualiss Hospitalar. Aqueles que já participam não precisam refazer a inscrição. 

Sobre o PM-Qualiss
O Monitoramento da Qualidade da Assistência Hospitalar faz parte do Programa de Qualificação dos Prestadores de Serviços na Saúde Suplementar (Qualiss) e foi efetivamente iniciado em janeiro de 2022. Atualmente, conta com a participação de 131 hospitais gerais que possuem Acreditação ou Certificação ONA 1 ou ONA 2. Sua metodologia é baseada em um conjunto de indicadores e parâmetros padronizados que têm o objetivo de fornecer uma avaliação do desempenho da qualidade hospitalar para todo o setor. Os dados também geram subsídios para a tomada de decisões gerenciais dos gestores hospitalares por meio dos resultados de avaliação e, em última na análise, trazem transparência e confiabilidade, contribuindo para o ganho reputacional e de credibilidade do hospital junto aos usuários, operadoras e sociedade em geral.  

Os hospitais participantes submetem os dados mensalmente para o cálculo dos indicadores.  

No decorrer do programa, as informações enviadas pelos hospitais participantes são coletadas por meio do Sistema de Indicadores Hospitalares (Sihosp), ferramenta que utiliza indicadores capazes de mensurar a efetividade, a eficiência e a segurança da assistência prestada aos beneficiários pelos hospitais vinculados aos seus planos de saúde.  

Os resultados do programa serão divulgados, considerando os ciclos anuais, de acordo com a metodologia de classificação de desempenho indicada por faixa de cores.

Aos participantes, são oferecidos eventos, oficinas e seminários técnicos, realizados pela ANS, que permitem o desenvolvimento do setor e a troca de experiências. 

Sobre o Qualiss
O Qualiss é um programa que visa a estimular a qualificação dos prestadores de serviços de saúde (hospitais, clínicas, laboratórios e profissionais de saúde) e aumentar a disponibilidade de informações sobre qualidade de prestadores de serviço. O objetivo é ampliar o poder de avaliação e de escolha por parte dos beneficiários de planos de saúde e pela sociedade em geral.  

As operadoras de planos de saúde são obrigadas a divulgar os atributos de qualificação de cada prestador que faz parte da sua rede assistencial, devendo manter atualizadas as informações contidas nos materiais impressos e eletrônicos, ações fundamentais para a transparência do setor e para a tomada de decisão do consumidor. 

Com informações do site da GOV.BR (08/02/2023)