Logo ABIIS

Leia também

ANS é premiada em concurso de boas práticas na gestão da ética

Projetos de 24 comissões de ética de entidades do Poder Executivo Federal participaram do concurso

O projeto Caminhos da Ética, desenvolvido pela Comissão de Ética da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), foi premiado no VIII Concurso de Boas Práticas na Gestão da Ética, promovido pela Comissão de Ética Pública da Presidência da República.

Das 246 comissões de ética e órgãos e entidades do Poder Executivo Federal, 24 participaram do concurso, que teve os objetivos de: divulgar ações bem sucedidas de educação para a ética; reconhecer e dar visibilidade para o papel educador das Comissões de Ética; e estimular a reflexão sobre o papel e a importância da ética na Administração Pública, de maneira a contribuir para a prevenção de condutas incompatíveis com o comportamento desejável para o desempenho da função pública. A escolha das iniciativas vencedoras considerou critérios como eficácia, originalidade, potencial de difusão e comunicação das propostas apresentadas

O projeto Caminhos da Ética consiste em encontros periódicos promovidos pela Comissão de Ética da ANS para capacitar seus agentes públicos – servidores, ocupantes de cargos em comissão, terceirizados e estagiários. Por meio de pesquisa com o público interno, foram definidos sete temas para serem tratados em palestras e debates: “Ética, retomada do trabalho presencial e continuidade do teletrabalho”, “Atuação da Comissão de Ética”, “Liberdade de expressão e dever ético de lealdade”, ‘Ética e cuidados com a informação”, “Assédio”, “Brindes, presentes e hospitalidades” e  “Urbanidade e comunicação não violenta”. O projeto está em andamento, com alguns encontros já realizados. Em todos os eventos, é dado tempo para participação dos agentes públicos seja por meio de uma plataforma interativa (Mentimeter ou enquete no Teams), seja para esclarecimentos de dúvidas durante e ao final das ações. A abertura dos encontros é realizada pelo dirigente máximo da instituição, ou seu representante, de forma a simbolizar a importância institucional dessa prática educativa. 

“Esse prêmio significa muito para nós e é um grande estímulo para que todos sigamos perseverantes por essa causa, pois assim poderemos colher bons frutos pelo esforço de todos. Hoje, podemos dizer que a Comissão de Ética da ANS foi reconhecida externamente como referência de promoção da ética no serviço público”, comentou o Diretor-Presidente, Paulo Rebello.

A presidente da Comissão, Rachel Salvatori, comemorou a premiação: “Com esse prêmio, inspiramos outros servidores da Agência e de outras instituições a também perseguirem com entusiasmo sua missão, além de termos demonstrado à sociedade que na ANS trabalhamos com muita determinação a promoção da ética pública”, destacou.

A seleção dos projetos vencedores foi realizada pelo Comitê Avaliador, formado pelo conselheiro da Comissão de Ética Pública (CEP) Antônio Carlos Nóbrega, pela assessora especial do Gabinete do Ministro da Controladoria-Geral da União Claudia Taya e pela diretora da Escola da Advocacia-Geral da União Vládia Pompeu Silva. A cerimônia de premiação acontecerá durante o XXIII Seminário Ética na Gestão, previsto para ser realizado no primeiro trimestre de 2023. Confira aqui as demais práticas premiadas. O Caderno de Boas Práticas de 2022, contendo o resumo das práticas inscritas no VIII Concurso de Boas Práticas na Gestão da Ética, será disponibilizado em breve na página da CEP

Com informações do GOV.BR (02/12/2022)