Logo ABIIS

Leia também

ABIIS promove debate sobre Boas Práticas Regulatórias e o Valor da Tecnologia, na SAHE 2021

Evento é considerado um dos maiores de educação executiva em Saúde da América Latina

Boas Práticas Regulatórias e o Valor da Tecnologia foram os temas do Masterclass ABIIS na SAHE at home, que acontece entre os dias 25 e 29 de janeiro, totalmente online. Os debates foram coordenados pelo diretor executivo da Aliança Brasileira da Indústria Inovadora em Saúde, José Márcio Cerqueira Gomes.

 Primeiro convidado a se apresentar, o gerente Geral de Tecnologia de Produtos para Saúde da Anvisa, Leandro Rodrigues Pereira, explicou a abrangência da Agência Nacional de Vigilância Sanitária, que em 2020 recebeu mais de 30 mil pedidos de regularização de produtos para a Saúde (pedido primário ou regularização de registro), um número três vezes maior do que o solicitado em 2005. “Hoje, essa convergência regulatória se dá e um contexto onde existe um aumento da complexidade e da volatilidade das tecnologias, pressão crescente por proteção sanitária, necessidade de respostas em prazos adequados e cada vez mais curtos porque as tecnologias se tornam obsoletas mais rápido, há um ambiente competitivo em torno da inovação e um cenário de globalização das cadeiras produtivas, associado ao conhecimento de que a vigilância sanitária deve ser um instrumento de amparo ao desenvolvimento”, salientou.

  A Head de Comércio e Boas Práticas Regulatórias para a Coalizão Interamericana de Convergência Regulatória para o setor de Tecnologia Médica, Renata Amaral, destacou que o Brasil é um ator importante e referência em termos de boas práticas e convergências regulatória na América Latina. Ela falou sobre barreiras técnicas ao comércio e afirmou que a crise sanitária da Covid-19 provocou um movimento grande da reorganização das cadeias globais, no início da pandemia, que acabou desacelerando. “Mas, de fato, existe um chamado importante para o Brasil e para outros países da região de que precisamos desenvolver nosso parque fabril e, talvez, repensar nossa posição nas cadeias globais de valor. Ficou um chamado de atenção”.

 Dentro do tema Valor da Tecnologia, o gerente de Políticas em Saúde da Boston Scientific do Brasil, Murilo Contó, falou sobre o ciclo de vida e os ciclos de inovação incremental dos dispositivos médicos, a análise de custo efetividade, os desafios na incorporação no SUS e na rede privada, evidências científicas e inflação médica. “Estudos ao redor do mundo provam que a culpa da inflação não é do dispositivo médico, a exemplo dos Estados Unidos, onde o custo total de DM frente ao custo total do gasto em Saúde é de 5%, segundo a AdvaMed. No Brasil, esse percentual é de 7,2%, segundo a Associação Nacional de Hospitais Privados (ANAHP). Muito pelo contrário, os dispositivos médicos podem colaborar muito para aumentar a eficiência e as relações daquilo que se investe e o que se colhe de desfecho clínico ao paciente e até em termos de resultados e administrativos para hospitais e operadoras”, defendeu o palestrante.

 A Lead, Centers for Health Innovation, Watson Health Provider Analytics da IBM, Fernanda Machado, detalhou a Saúde Digital – o que é, qual o valor, a geração de evidência, as estruturas para reembolso de acesso na área digital e os desafios. “A evidência que é gerada hoje para produtos digitais é muito esparsa e as empresas não investem em quadro clínico ou econômico para provar o benefício de seus produtos. E também esbarramos na ausência de regulamentação clara e políticas de conformidade para apoiar reembolso e defesa”, finalizou.

 O Masterclass ABIIS completo está no Youtube, clique aqui e assista.

Mais informações para a imprensa:
DOC Press (11) 5533-8781