Logo ABIIS

Leia também

Três institutos do Ministério da Saúde aderem ao TransformaGov

Programa do Ministério da Economia tem o objetivo de avaliar e modernizar a gestão estratégica

O Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia Jamil Haddad (Into), Instituto Nacional de Cardiologia (INC) e o Instituto Nacional de Câncer (Inca) já fazem parte do Programa de Gestão Estratégica e Transformação do Estado (TransformaGov). Os institutos são vinculados ao Ministério da Saúde.

O programa tem o objetivo de avaliar e modernizar a gestão estratégica dos órgãos integrantes da Administração Pública federal direta, autárquica e fundacional. Ele oferece aos participantes um conjunto de soluções de curto e médio prazo, a fim de desenvolver planos de aprimoramento gerencial, novos arranjos e eficiência organizacional. Assim, oferta apoio técnico a órgãos e instituições nas áreas de governança e gestão; processos; estruturas organizacionais; infraestrutura e logística; e gestão de pessoas.

A iniciativa é uma parceria entre o Ministério da Economia (ME) e a Secretaria Especial de Modernização do Estado da Secretaria-Geral da Presidência da República (Seme). O TransformaGov já conta com a adesão de 120 órgãos.

Planejamento

O Plano de Gestão Estratégica e Transformação Institucional (PGT) do Into prevê a implantação de 16 iniciativas de modernização até dezembro de 2022. Entre os destaques está a avaliação para uma possível implementação do Programa de Gestão, que traz como elemento principal a alocação da força de trabalho focada em resultados, seja ela de forma presencial, remota ou híbrida. Outra ação relevante é a revisão do planejamento estratégico do instituto.

Já para o INC serão nove iniciativas até novembro de 2022. O instituto também fará uma revisão do planejamento estratégico com apoio do ME. Outro ponto relevante é a possibilidade de adesão ao Almoxarifado Virtual Nacional – serviço de logística do Ministério da Economia. A iniciativa prevê a oferta de sistema informatizado para fornecimento de materiais de consumo administrativo, ou seja, materiais de expediente (papel, caneta, grampeador) e suprimentos de informática (CD, DVD, pendrive), com entregas em todo o território nacional.

No plano do Inca também está prevista a implantação de ações de gestão estratégica até novembro de 2022, num total de sete iniciativas para a transformação institucional. Entre elas, a possível implantação do Protocolo Digital – o terceiro serviço mais utilizado na plataforma GOV.BR. Com este sistema, não é mais necessário que os cidadãos se dirijam fisicamente aos órgãos para fazerem solicitações de protocolo.
Os três planos contaram com o apoio da Secretaria de Atenção Especializada à Saúde do Ministério da Saúde, que foi signatária em conjunto com o Ministério da Economia e a Secretaria Especial de Modernização do Estado.

Com informações do portal gov.br (21/01/2022)