Logo ABIIS

Leia também

Saúde prorroga custeio de leitos de UTI Covid-19 em todo o Brasil

Serão 14.254 leitos financiados por mais 30 dias para atender pacientes graves e gravíssimos

Além de intensificar os esforços de vacinação no país como forma de atenuar os efeitos de novas variantes da Covid-19, o Governo Federal vai prorrogar o custeio de 14.254 mil leitos de Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) adulto e pediátrico destinados ao tratamento da doença por mais 30 dias. A iniciativa garante assistência a pacientes que desenvolvam formas graves ou gravíssimas da doença.


A medida, que fortalece o sistema de saúde em um momento de alta nos casos de síndrome respiratória grave, foi definida junto ao Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e de municípios (Conasems). A renovação deve ser publicada no Diário Oficial da União nos próximos dias.

O Ministério da Saúde também segue monitorando a situação epidemiológica no Brasil e, caso seja necessário, avaliará novas prorrogações. Em todo o país, a Pasta já autorizou mais de 26 mil leitos de UTI Covid adultos e pediátricos, por R$ 16,2 bilhões.

Cuidado estendido

Para dar continuidade na assistência à população, o Ministério da Saúde decidiu transformar 6,5 mil leitos que estavam sendo usados exclusivamente para pacientes com Covid-19, em leitos de UTI convencional. No entanto, a medida só passará a valer depois da prorrogação, quando a ocupação dessas unidades por pacientes graves e gravíssimos tiver diminuído.

Vacinas salvam

Os imunizantes contra a Covid-19 usados no Brasil têm boa resposta contra hospitalizações e mortes provocadas pela doença. Para estimular a população a completar o ciclo vacinal, o Ministério da Saúde promoveu, no último sábado (22), um ato de vacinação e testagem na Região Norte.

Na maior campanha de vacinação realizada no país, a Pasta também já distribuiu mais de 407,4 milhões de doses de vacinas. São 163,3 milhões de pessoas que já receberam a primeira dose. O número representa quase 92% da população-alvo acima de 12 anos. Outros 150 milhões (81,3%) completaram o esquema vacinal com a segunda dose e mais de 35,3 milhões de pessoas já receberam a dose de reforço ou a dose adicional.

Com informações do portal gov.br (24/01/2022)