Logo ABIIS

Leia também

Regulação inteligente melhora o acesso da população às tecnologias na saúde, defende ABIIS

Seminário Internacional sobre Dispositivos Médicos teve mais de 600 participantes, lideranças do setor de saúde de onze países, com transmissão simultânea em inglês e espanhol

O Brasil tem, atualmente, cerca de 80 mil dispositivos médicos (DMs) registrados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária. São produtos que acompanham o paciente do nascimento ao fim da vida e que, na pandemia da Covid-19, ganharam protagonismo. “Esse setor tem que ser estratégico na agenda de desenvolvimento brasileira”, afirmou o presidente da Aliança Brasileira da Indústria Inovadora em Saúde, Bruno Boldrin Bezerra, na abertura do Seminário Internacional ‘Dispositivos médicos: regulação, avanços e perspectivas’, realizado nos dias 22 e 23 de novembro, com o apoio da Anvisa, da Coalizão Interamericana de Convergência Regulatória no setor de Dispositivos Médicos (IACRC) e da United States Agency For International Development (USAID). Participaram mais de 600 lideranças do setor de saúde do Brasil, Canadá, Colômbia, Coreia do Sul, Espanha, Estados Unidos, México, Moçambique, Paraguai, Peru e Suíça.  

O evento marcou os 10 anos da Aliança, que trabalha para aprimorar a inovação em saúde no país. “A ABIIS e parceiros têm atuado para que possamos avançar ainda mais em boas práticas regulatórias. Todos os mecanismos de regulação inteligente que defendemos são para permitir o maior acesso do paciente às tecnologias e também um desenvolvimento de todo o setor, não só no Brasil, mas também nas Américas”, disse Bezerra. O executivo destacou ainda a aprovação pelo Congresso Nacional, em tempo recorde, do Protocolo ao Acordo de Comércio e Cooperação Econômica entre o Brasil e os Estados Unidos. “A Aliança, em parceria com a Confederação Nacional da Indústria e a Amcham, trabalhou intensamente, desde a assinatura no ano passado e durante a tramitação no Legislativo, para demonstrar a importância desse Acordo para toda a economia brasileira, em especial para o setor saúde”.

‘O contexto das Boas Práticas Regulatórias e a Convergência Regulatória para Dispositivos Médicos nas Américas’ foi tema do primeiro painel, com a participação de Leticia Fonseca, da IACRC. Em seguida, Cristiane Rose Jourdan Gomes, da Anvisa apresentou o ‘novo processo regulatório da Anvisa para implementação das Boas Práticas Regulatórias’. Atualmente, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária tem 146 projetos regulatórios prioritários. Rodrigo Taveira, da Gerência-Geral de Regulamentação e Boas Práticas Regulatórias (GGREG) apresentou o ciclo regulatório e revelou que do ano passado para cá, mais de 1200 normas foram avaliadas, mais de 800 normas revogadas e 110 normas consolidadas. Debora Ferreira, da Boston Scientific, também esteve no debate que foi moderado pelo diretor executivo da ABIIS, José Márcio Cerqueira Gomes.

O vice-presidente da Advanced Medical Technology Association (Advamed), Steven Bipes, deu início ao debate sobre ‘Uso de normas internacionais para tecnologia médica para convergência regulatória no Brasil e no mundo’ destacando a política coerente de boas práticas no Brasil, considerando o uso de padrões internacionais para fins normativos e regulatórios. Neste contexto, os Comitês Brasileiros de Odonto-Médico Hospitalar e de Análises Clínicas e Diagnóstico in Vitro da Associação Brasileira de Normas Técnicas têm papel importantíssimo. E a participação de cada stakeholder do setor privado e do governo na elaboração dessas normas internacionais ajuda bastante nesse esforço para convergência regulatória”, disse. Joffre Moraes e Humberto Tibúrcio apresentaram as normas referentes aos dois comitês da ABNT.

A avaliação de conformidades foi tema do último painel do primeiro dia de evento, com a participação de Danilo Marques, daSmith Nephew, Anderson Pereira, da Anvisa, Davison Silva, da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), e Lenilton Duran Pinto Correa, do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro).

O evento completo e todas as apresentações dos palestrantes em PDF estão disponíveis clicando aqui.