Logo ABIIS

Leia também

Queiroga destaca complexo industrial de saúde brasileiro a investidores durante reunião em Nova York

O ministro da Saúde apresentou avanço da vacinação e momento epidemiológico mais tranquilo do Brasil

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, destacou a investidores internacionais a capacidade do complexo industrial de saúde do Brasil, em reunião em Nova York, nos Estados Unidos, nesta segunda-feira (20). A conversa faz parte de uma série de agendas do titular da Saúde ao acompanhar a comitiva do presidente da República, Jair Bolsonaro, durante a 76ª Assembleia Geral das Nações Unidas (AGNU).

O objetivo da reunião foi promover investimentos internacionais para o fortalecimento do complexo industrial de saúde. Durante a conversa, que aconteceu no Consulado Geral do Brasil, Queiroga destacou ainda a competência técnica e o ambiente regulatório seguro proporcionado pelo Brasil para a produção de vacinas. Ele também ressaltou o potencial brasileiro em atender a região da América Latina e Caribe com imunizantes.

Durante coletiva de imprensa após a reunião, o ministro comentou sobre o acordo entre a farmacêutica Eurofarma e a Pfizer para a produção de vacinas com tecnologia de RNA mensageiro no Brasil. O investimento para a fabricação em território nacional será 100% privado.

Queiroga também destacou o momento epidemiológico mais confortável no país, com redução no número de casos e óbitos e menor pressão sobre o sistema de saúde. Na reta final para concluir a vacinação dos maiores de 18 anos, Queiroga classificou como “estratégia acertada” as ações do Governo Federal para a aquisição de vacinas.

“Contratamos mais de 550 milhões de vacinas, e aqui eu destaco o acordo de transferência tecnológica que já nos permite a produção com Insumo Farmacêutico Ativo (IFA) nacional. Só não disponibilizamos essas doses ainda porque estão em fase de controle biológico, mas logo serão incorporadas”, frisou o ministro.

Além do encontro com investidores, Queiroga participa de discussões sobre doenças raras, ao lado da primeira-dama Michelle Bolsonaro, e com pesquisadores que participam do desenvolvimento de vacinas.

Com informações do portal gov.br (20/09/2021)