Logo ABIIS

Leia também

Pré-candidato à presidência Ciro Gomes recebe ABIIS para discutir propostas para a Saúde

Projeto Agenda Saúde 2022/2030 – Dispositivos Médicos é uma iniciativa inédita para debater com lideranças políticas o aprimoramento do complexo industrial da Saúde.

O pré-candidato à presidência da República pelo PDT, Ciro Gomes, recebeu a diretoria da Aliança Brasileira da Indústria Inovadora em Saúde (ABIIS), na sede do partido em Brasília, nesta quarta-feira (23/03), para debater como elevar a Saúde a setor estratégico para o Estado brasileiro. A Agenda Saúde 2022/2030 – Dispositivos Médicos promovida pela ABIIS teve início em dezembro do ano passado e já promoveu encontros com oex-governador de São Paulo, Geraldo Alckmin; com o pré-candidato à presidência pelo Podemos, Sergio Moro; e com o pré-candidato do Novo, Luiz Felipe d’Avila.

“A pandemia mostrou a relevância do setor Saúde. Nesse ciclo de debates em 2022, pleiteamos que todos os pré-candidatos incluam nos seus programas de governo políticas de integração e de desenvolvimento tecnológico. Além das 17 propostas para o setor de dispositivos médicos, sugerimos que o Estado brasileiro desenvolva políticas para atrair a indústria internacional para produzir aqui e fortalecer a indústria nacional que já está no Brasil. Queremos gerar pesquisa e desenvolvimento, emprego qualificado e com carteira assinada. O Brasil tem o maior sistema público de saúde universal e não pode ficar refém de qualquer país. Temos potencial para ser um hub fornecedor de produtos para a Saúde da América Latina, África e Oriente Médio”, afirmou o presidente da ABIIS, Bruno Boldrin Bezerra.

Ciro Gomes foi além. “Não há nenhuma razão para o Brasil não ter protagonismo global”. O ex-ministro citou que a compra governamental de equipamentos, químicos e fármacos para a saúde é de 17 bilhões de dólares, sem considerar os investimentos de estados, municípios e iniciativa privada. “Nada justifica que não haja uma política de estado estratégica, em parceria com as entidades do setor, para resolver a questão”, completou.

No encontro foram debatidos ainda o tratamento diferenciado da Saúde na Reforma Tributária e a Portaria Nº 3.693/21 do Ministério da Saúde, que altera a Tabela de Procedimentos, Medicamentos, Órteses, Próteses e Materiais Especiais do Sistema Único de Saúde (SUS) e reduz em até 83% o valor de produtos cardiovasculares vitais, como marcapassos, stents e desfibriladores. Também participaram da reunião o diretor executivo da ABIIS, José Márcio Cerqueira Gomes, e o consultor de Relações Institucionais e Governamentais da Aliança, Armando Queiroz Monteiro Bisneto.

O próximo encontro será com o coordenador de campanha de Ciro Gomes, Prof. Dr. Nelson Marconi, para o aprofundamento das propostas da Aliança.