Logo ABIIS

Leia também

Plataforma da OMS permite detecção precoce de potenciais emergências em saúde

Encontro promovido pelo Ministério da Saúde serviu de base para que as autoridades conheçam a estrutura de vigilância, alerta e resposta às emergências em saúde pública no Brasil

O Ministério da Saúde realizou, na quarta-feira (23), a 1ª Mostra Nacional de Experiências no Uso da Plataforma EIOS. A 1ª ExpoEIOS contou com a presença de autoridades brasileiras e estrangeiras e colaboradores da Rede Nacional de Alerta e Resposta às Emergências em Saúde Pública (VigiarSUS) do Brasil inteiro.

O Epidemic Intelligence for Open Source (EIOS) é uma ferramenta desenvolvida pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para detecção digital de rumores de interesse à saúde pública. A mostra reuniu iniciativas, redes e sistemas novos e existentes para criar uma abordagem unificada de “One Health” (saúde única) para detecção precoce, verificação, avaliação e comunicação de ameaças à saúde pública, usando informações publicamente disponíveis.

Na abertura do evento, o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, aproveitou para conhecer de perto as funcionalidades da plataforma EIOS. “Com esta ferramenta, nós temos uma resposta para a sociedade, não só em relação à Covid-19, mas também para outras doenças. A plataforma vai fazer com que tenhamos mais agilidade e que possamos nos comunicar melhor, não só aqui no Brasil, mas com o mundo inteiro”, afirmou.

Durante o encontro, Chikwe Ihekweazu, diretor-geral assistente da Divisão de Inteligência e Sistema de Vigilância de Emergências da Saúde no Programa de Emergências da OMS, falou sobre os desafios que o Brasil enfrenta na questão da Vigilância em Saúde com relação à dimensão territorial do País. “O Brasil é um país com dimensões continentais. Apesar dos desafios, as equipes de vigilância em saúde realizam um trabalho magnífico. Fico admirado com o espírito de equipe e o trabalho realizado pelo país”, disse.

ExpoEIOS

A mostra serviu de base para que as autoridades conheçam a estrutura de vigilância, alerta e resposta às emergências em saúde pública no Brasil (Rede VigiarSUS). Também foi uma oportunidade de discussão sobre as práticas de utilização da plataforma durante a pandemia. Além disso, o encontro buscou uma articulação do Brasil como um Centro de Inteligência de Emergências, tanto em comunidades especiais como na parte de saúde nas fronteiras e o fortalecimento das estratégias de segurança nacional para as ameaças e emergências de saúde pública.

O secretário de Vigilância em Saúde, Arnaldo Medeiros, destacou a importância do evento e o valor do trabalho desenvolvido pela secretaria tanto dentro quanto fora do País. “Foi uma grande honra receber a equipe da OMS aqui. Um dia relevante para a saúde pública no Brasil. Tenho certeza de que essa conexão se tornou realidade”, disse.

“É por conta do nosso SUS que precisamos nos unir e nos fortalecer. É tempo de caminharmos e avançarmos cada vez mais na construção do SUS que a gente sonha e na construção de uma sociedade mais justa”, concluiu Arnaldo.

O encontro também contou com a participação de Socorro Gross Galliano, representante da OPAS/OMS no Brasil; Oliver Morgan, diretor do Departamento de Informação de Emergência em Saúde e Avaliação de Risco, Programa de Emergência em Saúde da OMS; Maria Almiron, coordenadora da emergência no Brasil da OPAS; e Daniela Buosi, diretora do Departamento da Saúde Ambiental, do Trabalhador e Vigilância das Emergências em Saúde Pública, Secretaria de Vigilância em Saúde, Ministério da Saúde.

EIOS

A plataforma Epidemic Intelligence from Open Sources trabalha com fontes abertas em inglês, como sites oficiais de diversas instituições, os RSS de notícias, grupos moderados de especialistas, mídias sociais, entre outros. Depois filtra e categoriza rumores de possíveis ameaças de saúde pública. No fim, você tem a informação para prever rapidamente e de forma sistematizada o sinal de um potencial surto e/ou epidemia.

Com informações do portal gov.br (24/03/2022)