Logo ABIIS

Leia também

Campus Party 2022: Ministério lança projeto para transparência nos dados do SUS

O Inova Dados deve melhorar os processos internos, facilitando as boas práticas para tomada de decisão na saúde

O Ministério da Saúde, em uma nova parceria com a Campus Party, propõe mais uma dinâmica que possibilita o desenvolvimento de soluções tecnológicas voltadas para o Sistema Único de Saúde (SUS). Lançado nesta sexta-feira (25), durante o evento tecnológico em Brasília, o projeto Inova Dados tem como objetivo oferecer mais transparência na produção científica do Sistema Único de Saúde (SUS), por meio de novas formas de gestão de dados.

Na prática, o objetivo da iniciativa elaborada pelo Departamento de Ciência e Tecnologia (Decit) é criar um processo unificado de coleta, processamento, armazenamento e disseminação de dados.

Segundo o ministro da saúde substituto, Rodrigo Cruz, que esteve no lançamento, o projeto beneficiará milhões de brasileiros: “Esse trabalho não se resume a um problema tecnológico que será resolvido em função de alguma tecnologia ou de algum algoritmo que porventura vocês tentem resolver. Ele vai se inserir dentro da melhoria da saúde pública de mais de 170 milhões de brasileiros”, resumiu.

Ainda no primeiro semestre, serão abertas as inscrições para sugestões de projetos de inovação tecnológica em saúde e, a partir do segundo semestre, os cinco melhores serão selecionados para a etapa final, em encontro presencial, para o desenvolvimento dos trabalhos em Brasília (DF).

ConecteSUS

Esta é a segunda vez que o Ministério da Saúde realiza parceria com a Campus Party. Em 2019, a Pasta participou pela primeira vez do maior evento de imersão tecnológica do mundo, onde lançou o Hackathon “Desafio Zé Gotinha”. Na ocasião, equipes formadas por jovens estudantes, programadores, designers, entre outros profissionais, projetaram ferramentas para fortalecer a vigilância e aumentar a cobertura vacinal no País.

Foi neste ano que passou a ser desenvolvido um aplicativo voltado para dados da vacinação, histórico do paciente, pontos de atendimento, serviços de saúde mais próximos, exames, agendamentos de consultas, que logo mais foi lançado e ficou conhecido como ConecteSUS.

Em 2022, a iniciativa do Ministério da Saúde deve promover o desenvolvimento de um protótipo de laboratório de dados, informações e evidências para evolução dos processos internos e promoção da ciência e tecnologia, facilitando acesso e uso das melhores práticas para tomada de decisão no SUS.

Com informações do portal gov.br (25/03/2022)