Logo ABIIS

Leia também

Novo teste de saliva poderá acelerar diagnóstico de ataque cardíaco, diz pesquisa

Um teste simples de saliva pode detectar previamente o diagnóstico de um ataque cardíaco. A inovação será apresentada brevemente durante um  congresso da European Society of Cardiology (ESC). 

Na pesquisa, realizada pela Soroka University Medical Center, de Israel, os pacientes inseriram um pouco de saliva em um tubo  e os resultados saíram em apenas dez minutos. 

De acordo com Roi Westreich, um dos autores do estudo, “há uma grande necessidade de um teste simples e rápido da troponina para pacientes com dor no peito no ambiente pré-hospitalar”. O propósito da pesquisa era aferir a presença de troponina cardíaca pela saliva, o que pode lesionar o músculo do coração. 

O procedimento do estudo utilizou amostras de saliva dos pacientes com a remoção de proteínas altamente abundantes. Foram estudados 32 pacientes com lesão do músculo cardíaco e 13 voluntários saudáveis. Logo em seguida, metade de cada amostra foi processada, e a outra metade permaneceu em seu estado natural. 

“Uma vez que nenhum teste foi desenvolvido para uso na saliva, tivemos que usar testes disponíveis comercialmente destinados a sangue total, plasma ou soro, e ajustá-los para exame de saliva”, comentou Westreich. 

Nos resultados, houve compatibilidade entre os achados nos exames de sangue e os da saliva, mas não a saliva em estado natural. Cerca de 84% das amostras de saliva processadas tiveram resultado positivo para troponina. 

A pesquisa deve expandir o número de pacientes, além de criar um protótipo para um teste de troponina cardíaca usando saliva. “Este protótipo será feito sob medida para a saliva processada e espera-se que seja mais preciso do que usar um teste de sangue na saliva. Ele será calibrado para mostrar resultados positivos quando os níveis de troponina na saliva forem superiores a um certo limite e mostrar um resultado sim/não, como um teste de gravidez”, concluiu Westreich.

Com informações do site da CBDL (26/08/2020)