Logo ABIIS

Leia também

Ministra da Saúde e representantes da Associação Médica Brasileira debatem parcerias em assuntos prioritários para o SUS

AMB assumiu compromisso com o Movimento Nacional pela Vacinação, que será lançado no dia 27 de fevereiro

A ministra da Saúde, Nísia Trindade, recebeu nesta quinta-feira (23) o presidente da Associação Médica Brasileira (AMB), César Eduardo Fernandes, acompanhado pela vice-presidente da instituição, Luciana Silva. Entre os assuntos da reunião, estavam pautas como os médicos em áreas desassistidas, ingresso de médicos estrangeiros para o exercício da medicina no país, formação de profissionais, avaliação das escolas de medicina e o fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS).

“Estamos construindo uma agenda que fortaleça essas grandes questões de interesse da sociedade brasileira. Os médicos têm um papel fundamental nesse processo. E as sociedades científicas, congregadas na AMB, certamente, terão conosco uma parceria ao longo de toda gestão”, afirmou a ministra. Na ocasião, a AMB assumiu o compromisso com o Movimento Nacional pela Vacinação, que será lançado no dia 27 de fevereiro.

A AMB congrega 54 sociedades de especialidades e conta com mais de 40 mil associados em todo o país. Desde 1958 é responsável pela certificação do título de especialista e área de atuação médica, concedidos aos médicos aprovados em rigorosas avaliações teóricas e práticas.

Juntamente com as sociedades de especialidades, elabora as Diretrizes Médicas baseadas em evidências científicas, com o intuito de padronizar condutas e auxiliar o médico na decisão clínica de diagnóstico e tratamento.

“A ministra, acompanhada de secretários, ouviu nossos conceitos, nossas posições sobre a assistência médica no Brasil e dificuldades que temos nesses enormes vazios assistenciais existentes. Estamos à disposição para discutir essas questões e contribuir. É nosso dever ajudar na formulação de políticas públicas de saúde”, explicou o presidente da AMB, César Eduardo Fernandes.

Nísia destacou o trabalho da ABM, recentemente publicado, da Demografia Médica e disse que a equipe do ministério está debruçada nos achados das pesquisas, que poderão orientar os trabalhos da pasta com base cientifica.

O consultor do Departamento Cientifico da AMB, Gustavo Romão, o diretor de Assuntos Parlamentares da AMB, Luciano de Carvalho e Napoleão de Salles, assessor de Assuntos Parlamentares também participaram do encontro.

Com informações do site GOV.BR (23/02/2023)