Treinamento será realizado entre dos dias 2 e 6 de maio, em Brasília, com profissionais de 11 laboratórios
O Ministério da Saúde realiza a partir desta segunda-feira (2) um treinamento com profissionais de 11 Laboratórios Centrais de Saúde Pública (Lacen) para o diagnóstico laboratorial de micoses. A capacitação acontece até a próxima sexta, 6 de abril, no Laboratório Central de Saúde Pública do Distrito Federal, em Brasília.
O treinamento tem como objetivo implementar técnicas básicas de exame micológico direto, cultura para fungos e sorologia para detecção das principais micoses em todas as unidades de Lacen de todo o País. Assim, o diagnóstico ficará disponível em tempo hábil para populações vulneráveis ou que residam em áreas de difícil acesso.
Em janeiro de 2022 foram confirmados pela Agência de Vigilância Sanitária (Anvisa) dois novos casos do superfungo Candida auris em um hospital em Recife. Até o momento, foram confirmados nove casos nesse hospital.
Ele é conhecido como “superfungo” porque possui resistência aos antifúngicos convencionais, podendo permanecer viável por tempo indeterminado no ambiente e é resistente a diversos desinfetantes. Geralmente, as infecções ocorrem em pessoas imunodeprimidas ou com comorbidades.
O treinamento é uma iniciativa da Coordenação-Geral de Laboratórios de Saúde Pública do Departamento de Articulação Estratégica de Vigilância em Saúde da SVS (CGLAB/DAEVS), do Ministério da Saúde, como parte do plano de Estruturação da Rede Nacional de Diagnóstico de Micoses. O evento ocorrerá no (Lacen-DF), em Brasília.
O evento tem apoio da Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS), Laboratório Nacional de Referência em Micoses Sistêmicas (LNRMS/INI/Fiocruz-RJ), Lacen-DF e Conselho Federal de Farmácia.
Mais informações pelo telefone (61) 3315-3054 ou pelo e-mail: maria.chiabai@saude.gov.br
Com informações do portal gov.br (02/05/2022)