Gratuito e on-line, 3º Summit já está com inscrições abertas
Os mais recentes avanços científicos e tecnológicos em genômica e saúde de precisão no Brasil, com foco na aplicação no SUS, são os temas do 3º Summit Internacional sobre Saúde de Precisão do Programa Genomas Brasil. Gratuito e on-line, o evento reúne especialistas do governo, do sistema de saúde e comunidades científicas nacional e internacional, entre os dias 29 e 31 de janeiro.
As inscrições podem ser feitas no site do evento.
A saúde de precisão é uma abordagem que visa melhorar a prevenção, o diagnóstico e o tratamento de doenças, com foco no indivíduo ou subgrupo com características semelhantes. Assim, considera características específicas, como variabilidade genética, ambiente e estilo de vida, para o desenvolvimento de tratamentos de saúde mais eficazes e personalizados.
Summit
Organizado pelo Departamento de Ciência e Tecnologia, da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação e do Complexo Econômico-Industrial da Saúde, o Summit é um evento anual, que visa promover a disseminação do conhecimento e a atualização científica, abordando temas como: Genômica, Terapias Avançadas, CAR-T, Biópsia Líquida, Oncogenética, Farmacogenômica, Sustentabilidade do SUS, novas tecnologias e perspectivas para a saúde pública de precisão.
A ação está alinhada com o eixo de disseminação do conhecimento do Programa Genomas Brasil, que visa à difusão dos mais recentes avanços científicos e tecnológicos nas áreas de genômica e saúde de precisão para a comunidade científica nacional e internacional. Dessa forma, é possível atualizar e capacitar profissionais e pesquisadores, proporcionar uma melhor compreensão sobre o valor da saúde pública de precisão para o SUS e gerar maior visibilidade internacional para a ciência brasileira e para o Programa Genomas Brasil.
Em 2023, o Programa Nacional de Genômica e Saúde de Precisão (Genomas Brasil) foi reformulado com o objetivo de estabelecer as bases para o desenvolvimento da saúde pública de precisão no Brasil, em consonância com a Estratégia Nacional para o Desenvolvimento do Complexo Econômico-Industrial da Saúde. O programa tem potencial para gerar novos conhecimentos capazes de possibilitar a oferta de tecnologias diagnósticas e terapêuticas mais eficazes, seguras e custo-efetivas. Em consequência, redução dos custos e mais qualidade no serviço aos cidadãos que usam o SUS.
Ministério da Saúde
Com informações do portal GOV.BR (24/01/2023)