Logo ABIIS

Leia também

Ministério da Saúde promove cursos técnicos em órteses e próteses

Objetivo é fortalecer rede de cuidado à saúde da pessoa com deficiência.

Ministério da Saúde, por meio das Secretarias de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES) e de Atenção Especializada à Saúde (SAES), promove a formação técnica em Órteses e Próteses em parceria com o Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (ICICT/Fiocruz), Escolas Técnicas do Sistema Único de Saúde (ETSUS) e Oficinas Ortopédicas habilitadas pelo SUS.

O curso tem como objetivo formar profissionais técnicos para atuar com autonomia e competência na dispensação, confecção, adaptação e manutenção de órteses, próteses e meios auxiliares de locomoção (OPM), considerando os princípios e as diretrizes do SUS para o fortalecimento da rede de cuidado à saúde da pessoa com deficiência, visando a melhoria da qualidade de vida dos pacientes.

As primeiras aulas do treinamento tiveram início em fevereiro deste ano e a carga horária é de 1.200 horas, divididas em encontros presenciais e atividades em ambiente virtual de aprendizagem. Foram ofertadas 172 vagas para as Regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste do país. O participante do Curso Técnico em Órteses e Próteses estará apto para atuar nas equipes multidisciplinare nos processos de reabilitação e readaptação.

A proposta pedagógica da capacitação traz, como orientação metodológica, as diretrizes da Política de Educação Permanente em Saúde e está alinhada às orientações para a Formação do Técnico em Órteses e Próteses do Ministério da Saúde (2014). O curso está organizado em atividades teórico-práticas que acontecem nas Escolas Técnicas do SUS (ETSUS) e nas Oficinas Ortopédicas.

São parceiros do curso: Coordenação-Geral de Ações Técnicas em Educação na Saúde (CGATES/DEGES/SGTES/MS); Coordenação Geral de Saúde da Pessoa com Deficiência (CGSPD/DAET/SAES/MS); Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (ICICT/Fiocruz)

Karina Borges, com informações da SGTES

Com informações do portal gov.br (04/03/2021)