Logo ABIIS

Leia também

Ministério da Saúde lança publicação sobre a avaliação de impacto nas políticas públicas

Iniciativa visa fortalecer as capacidades das secretarias estaduais e municipais, bem como de todos os interessados na área, permitindo que conduzam suas próprias pesquisas sobre políticas, programas e projetos de maneira mais eficaz

A Secretaria de Ciência, Tecnologia, Inovação e Complexo da Saúde, por meio do Departamento de Ciência e Tecnologia (Decit/Sectics), lança nesta terça-feira (24), às 9 horas, o livro “Avaliação de Impacto das Políticas de Saúde: Um Guia para o SUS”. A iniciativa vai ao encontro da crescente necessidade de qualificação na gestão pública e da criação de normativas que estabelecem a obrigatoriedade de pesquisas avaliativas que meçam a efetividade e o desempenho das políticas públicas nos órgãos públicos. A avaliação destas pesquisas se caracteriza como instrumento para um melhor investimento do orçamento público, melhoria na qualidade da gestão e análise da efetividade das ações do Estado. 

Voltada especificamente para as políticas públicas de saúde, a publicação é uma ferramenta que pode auxiliar de forma mais clara os gestores da saúde e pesquisadores, já que oferece um referencial metodológico abrangente para a avaliação de políticas de saúde, com foco especial na avaliação de impacto. Reunindo professores e pesquisadores especializados, a obra proporciona uma visão diversificada e rica, representando uma rede de cientistas comprometidos em gerar conhecimento que informe o processo de tomada de decisões em políticas públicas. 

O conteúdo estará disponível no portal AvaliaSUS, de forma que gestores e técnicos tenham acesso a ferramentas conceituais e metodológicas para avaliações de políticas de saúde, e, também, para contribuir com a qualificação contínua dos profissionais do SUS em avaliação de políticas. A iniciativa visa fortalecer as capacidades das secretarias estaduais e municipais, bem como de todos os interessados na área, permitindo que conduzam suas próprias avaliações de impacto de políticas, programas e projetos de maneira mais eficaz. 

Oficinas 

A publicação começou a ser produzida em 2018, por meio de oficinas que reuniram pesquisadores e gestores experientes em avaliações de programas de saúde, em parceria com a Universidade Federal da Bahia (UFBA). O Instituto de Saúde Coletiva (ISC) da UFBA desempenhou papel fundamental na construção do material, aplicando sua experiência e conhecimento para criar uma obra abrangente e informativa. 

Ao oferecer orientações claras e práticas, o livro não apenas informa, mas também contribui para transformar a maneira como as políticas de saúde são formuladas, implementadas e aprimoradas no Brasil, simbolizando um passo significativo em direção a um sistema de saúde mais informado, eficiente e equitativo e o compromisso contínuo com a excelência das políticas públicas na saúde pública brasileira. 

Acompanhe, nesta terça-feira (24), o evento de lançamento:

Ministério da Saúde
Jéssica Rippel

Com informações do portal GOV.BR (24/10/2023)