Logo ABIIS

Leia também

Ministério da Saúde e Banco Mundial lançam edição especial de Revista Científica para discutir eficiência e sustentabilidade do SUS

Lançamento será na quarta-feira (16) com seminário sobre temas abordados na publicação transmitido em tempo real

Fomentar um debate estratégico sobre políticas de saúde que aumentem a eficiência do Sistema Único de Saúde (SUS). É com este objetivo que o Ministério da Saúde e o Banco Mundial lançam, na próxima quarta-feira (16), a publicação Sustentabilidade e Eficiência do Sistema de Saúde Brasileiro, edição especial do Jornal Brasileiro de Economia da Saúde (JBES), que busca contribuir para o debate estratégico sobre as políticas de saúde.

O evento será a partir das 9 horas, com transmissão ao vivo, e contará com a participação de dirigentes do Ministério da Saúde, editores e autores de artigos da publicação, representantes do Banco Mundial e da Organização Mundial da Saúde (OMS), bem como pesquisadores da área. As sessões de debate ocorrem presencialmente no Auditório Emílio Ribas, na sede da Pasta, em Brasília, e poderão ser acompanhadas em tempo real, pela página do DataSUS .

O fórum vai discutir temas relacionados à sustentabilidade e eficiência do sistema de saúde brasileiro. A solenidade de lançamento, com presença do secretário-executivo do Ministério da Saúde, Rodrigo Cruz, contará com três sessões de debate a respeito de temas tratados nesta Edição Especial do JBES. A primeira sessão tratará da eficiência e sustentabilidade do gasto público e de eficiência nos atendimentos hospitalares nas capitais, tendo como moderador o diretor do Departamento de Economia da Saúde, Investimentos e Desenvolvimento (Desid/SE), Daniel Pereira.

Na segunda sessão, os debatedores vão analisar modelos de pagamento aplicados ao financiamento federal e discutirão sobre oportunidades e desafios da saúde baseada em valor. Haverá ainda a apresentação de um projeto-piloto de compartilhamento de risco, que é quando o setor público concorda em oferecer acesso temporário a um novo medicamento enquanto a indústria farmacêutica, por sua vez, aceita receber pelo produto de acordo com o seu desempenho e condições de uso.

A última sessão da manhã será dedicada ao debate sobre o financiamento da Saúde pós-pandemia da Covid-19, tendo como moderador o coordenador-geral de Economia da Saúde, Everton Macêdo.

Edição especial

Entre os temas abordados nesta edição especial do JBES estão um censo de Organizações Sociais (OS) da Saúde, o uso de prescrição eletrônica e novas formas de oferta de medicamento, análise de preços praticados na compra de tecnologias e insumos para o SUS e as contribuições para o avanço da Economia da Saúde no sistema de saúde brasileiro, contidas em artigo assinado pela equipe da Coordenação-geral de Economia da Saúde.

Criado em 2009 e com periodicidade quadrimestral, o JBES busca promover e disseminar o conhecimento nas áreas de Economia da Saúde, Farmacoeconomia e Avaliação de Tecnologias em Saúde. A Edição Especial sobre Eficiência e Sustentabilidade do Sistema de Saúde Brasileiro está disponível em meio eletrônico, na página do JBES .

PROGRAMAÇÃO

16 de março

Abertura: 9h – 9h30

Rodrigo Cruz, Secretário Executivo, Ministério da Saúde

Michele Gragnolatti, Gerente para Saúde, Nutrição e População, América Latina e Caribe, Banco Mundial

Osmar Silva, Publisher, Jornal Brasileiro de Economia da Saúde

9h30 – 10h30

Sessão 1: Eficiência e Sustentabilidade do Sistema de Saúde Brasileiro

  • Eficiência e Sustentabilidade do Gasto Público em Saúde no Brasil;

Edson C. Araujo, Maria Stella C. Lobo, André C. Medici

  • Eficiência nos Atendimentos Hospitalares nas Capitais Brasileiras no período de 2014-2017. Ivanessa Thaiane do Nascimento Cavalcanti, Inara Rosa de Amorim, Joana Azevedo Fraga, Hamilton de Moura Ferreira Júnior

Moderador:

Daniel Pereira (diretor DESID/MS)

Debatedor:

Maureen Lewis (CEO Acesso Global)

10h30 – 11h30

Sessão 2: Modelos de Pagamento e Incentivos no Sistema de Saúde Brasileiro

  • Análise dos modelos de pagamento aplicados ao financiamento federal na perspectiva do Sistema Único de Saúde;

Everton Macêdo, Anderson José Rocha da Silva, Ivanessa Thaiane do Nascimento Cavalcanti, Mariana Marzullo Pedreira,Célia Rodrigues Lima, Aliane de Castro Vieira, Rebeca Carmo de Souza Cruz

  • Oportunidades e desafios da saúde baseada em valor: como o Brasil pode aprender com a experiência dos Estados Unidos;

César Luiz Abicalaffe, Jeremy Schafer

  • Acordo de Compartilhamento de Risco: projeto-piloto no Sistema Único de Saúde;

Camile Giaretta Sachetti, Denizar Vianna, Patrícia Boaventura

Moderador:

Edson Araújo (Banco Mundial)

Debatedores:

Andre Médici (Economista)

Wilson Follador

11h30 – 12h

Sessão 3: Financiamento da Saúde pós-Covid-19

  • Lacunas no financiamento da saúde significam riscos crescentes para uma recuperação global; Christoph Kurowski, David B. Evans, Ajay Tandon, Patrick Hoang-Vu Eozenou, Martin Schmidt, Alexander Irwin, Iryna Postolovska, Edson Correia Araujo

Moderador:

Everton Macêdo (DESID/MS)

Debatedor:

Maureen Lewis (CEO Acesso Global)

12h – 12h30: Encerramento e lançamento da Edição Especial do JBES

Edson Araujo (Banco Mundial)

Everton Macêdo (DESID/MS)

Com informações do portal gov.br (15/03/2022)