A prorrogação do prazo para adesão de estados e municípios ao Programa Saúde com Agente beneficiou 56 gestores do Sistema Único de Saúde (SUS). A qualificação, oferecida pelo Ministério da Saúde chegará a 5.398 municípios, mais de 96% das cidades do País.
Os gestores tiveram até 2 de julho para garantir a participação na iniciativa que visa ofertar os cursos Técnico em Agente Comunitário de Saúde e Técnico em Vigilância em Saúde com Ênfase no Combate às Endemias. O resultado final está disponível no portal do E-Gestor Atenção Básica.
“Encerramos essa etapa importante com a certeza de que promoveremos uma das maiores ações educacionais do Governo Federal. Não estamos medindo esforços para qualificar os profissionais que atuam no SUS, e os agentes são parte fundamental desse investimento, pois são a porta de entrada da população aos serviços públicos de saúde. Nosso empenho é entregar à sociedade uma assistência de qualidade e melhorar a resolutividade dos serviços da Atenção Primária”, reforçou Mayra Pinheiro, secretária de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde.
O próximo passo é a conclusão do processo de contratação da instituição de ensino que ofertará os cursos. O Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (CONASEMS), parceiro do Ministério da Saúde na execução do programa, está finalizando a seleção.
O Saúde com Agente ainda prevê a seleção de preceptores e tutores, e a inscrição dos agentes nos cursos. Essas ações serão realizadas por meio de regulamentos próprios, que serão divulgados em breve.
Com informações do portal gov.br (12/07/2021)