Unidade oferece atendimentos de hemodiálise e diálise
O Instituto do Rim de Umuarama, unidade de saúde especializada e referência no município em procedimentos renais, está ampliando a cobertura e oferta de serviços aos pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS). Nesta quarta-feira (11), o instituto foi habilitado pelo Ministério da Saúde para atendimentos ambulatoriais especializados, ou seja, que não necessitam de internação, em pacientes pré-dialíticos que tenham doenças renais crônicas. A informação está no Diário Oficial da União.
Doenças renais crônicas são alterações que afetam a estrutura e função renal, com múltiplas causas e fatores de risco, como por exemplo nefrites, insuficiência renal aguda e crônica, cálculos renais e infecção urinária. Os rins são fundamentais para o funcionamento do corpo e responsáveis por filtrar o sangue e auxiliar na eliminação de toxinas do organismo. Na maioria das vezes, a doença renal crônica é silenciosa, não apresenta sintomas e tem registrado crescente prevalência de internação e mortalidade.
É uma doença que pode parecer benigna, mas em muitas situações evolui para quadros graves, uma vez que os sintomas, geralmente, são percebidos tardiamente. O principal tratamento imediato é a hemodiálise, mas existem ainda a diálise peritoneal e, em último caso, transplante renal.
O Instituto do Rim de Umuarama funciona há 36 anos, oferece assistência médica especializada em consultório e atende pacientes renais crônicos da região. Desde 2018, recebe, também, pacientes da rede pública de saúde e possui habilitações junto ao Ministério da Saúde em doença renal crônica com hemodiálise e doença renal crônica com diálise peritoneal.
Com informações do portal gov.br (12/08/2021)