Logo ABIIS

Leia também

Inscrições para mostra sobre experiências em vigilância em saúde vão até 18 de junho

Evento acontecerá durante o 1º Congresso Virtual de Vigilância em Saúde (ConViVS) entre os meses de setembro e novembro. As inscrições para o Congresso iniciam em 1º de agosto

Profissionais e gestores de saúde têm até 18 de junho para se inscreverem na 1ª Mostra Virtual de Experiências Bem-Sucedidas em Vigilância em Saúde: “SUS forte: Vigilância, Serviços e Gestão no Combate à Pandemia”. O evento tem o objetivo de identificar, valorizar e debater experiências que valorizem a resposta integrada do Sistema Único de Saúde à pandemia.

A mostra vai mostrar a habilidade dos serviços de saúde para dar seguimento a ações durante e após a pandemia e a rotina dos trabalhadores de saúde inseridos nas diversas atividades relacionadas ao enfrentamento da Covid-19. Além disso, serão debatidos os temas importantes no âmbito da vigilância em saúde no enfrentamento à pandemia.

Para participar da 1º mostra, os gestores e profissionais de saúde, pesquisadores e acadêmicos da área deverão enviar seus relatos de experiências para o portal www.convivs2021.saude.gov.br. As inscrições devem ser feitas diretamente pelos autores. Cada trabalho deverá ser preenchido uma única inscrição no formulário eletrônico. Os relatos de experiências devem ser redigidos com até 1.500 caracteres, contendo a seguinte estrutura:

  • Título da experiência;
  • Autores do relato;
  • Apresentação;
  • Objetivos;
  • Metodologia e atividades desenvolvidas;
  • Resultados alcançados; e
  • Considerações finais.

Os trabalhos devem ser enviados por uma das linhas temáticas:

  1. 1.       Utilização de informações para tomada de decisão e organização da resposta à pandemia;
  2. 2.       Gestão do território: diagnóstico, isolamento e monitoramento;
  3. 3.       Vacinação;
  4. 4.       Integração das ações de vigilância e atenção primária à saúde;
  5. 5.       Continuidade do cuidado de pacientes crônicos;
  6. 6.       Impacto da pandemia em populações vulneráveis;
  7. 7.       Continuidade do cuidado a população (crianças, mulheres, gestantes, idosos…);
  8. 8.       Vigilância da COVID – 19;
  9. 9.       Uso das Tecnologias da Informação e Comunicação – TIC;
  10. 10.     Educação Permanente;
  11. 11.     Elaboração de linhas de cuidado e reorganização dos processos de trabalho.
Seleção das Experiências

Serão selecionadas 25 experiências com base em critérios de relevância, caráter inovador, sustentabilidade, aplicabilidade da experiência, clareza e objetividade, alinhamento aos princípios do SUS, resultados alcançados e impacto e repercussão das ações implementadas.

A Seleção das experiências se dará por meio de uma comissão avaliadora composta por profissionais do Ministério da Saúde, OPAS/OMS e especialistas convidados.

As apresentações serão realizadas via webinários, durante a programação do Congresso e contarão participações de mediadores e comentaristas convidados. Os autores terão até 20 minutos para apresentar as suas experiências e poderão contar com o uso de recursos audiovisuais como slides, vídeos e fotografias.

Premiação

Das 25 experiências selecionadas para a Mostra “SUS forte: Vigilância, Serviços e Gestão no combate à Pandemia”, serão premiadas como experiências destaque as três que obtiverem as melhores pontuações.

Os autores principais, das três experiências selecionadas, terão as despesas com hospedagem, alimentação e deslocamento custeadas pela pasta, para participação da 17ª Expoepi, em 2022, em Brasília (DF).

Para mais informações sobre a submissão de experiências acesse aqui o Edital

Congresso

A iniciativa é parte do 1º Congresso Virtual de Vigilância em Saúde (ConViVS). O evento ocorre de setembro a novembro de 2021 e terá o foco em discussões envolvendo temas relevantes para a saúde pública. Em decorrência da pandemia da Covid-19, o congresso será realizado de forma virtual. O evento conta com a parceria da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS/OMS).

Com informações do portal gov.br (31/05/2021)