Logo ABIIS

Leia também

Inscrições abertas para webinário sobre dados abertos da ANS

Encontro virtual acontecerá nos dias 10 e 11 de maio e será transmitido pelo canal da Agência no Youtube

Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) realiza nos dias 10 e 11 de maio, das 9h às 12h, webinário sobre dados abertos da ANS, com transmissão pelo canal da Agência no Youtube. O encontro, que acontecerá de forma virtual, será uma oportunidade de interação com a sociedade para divulgação, esclarecimento e aprimoramento dos conjuntos publicados no Portal Brasileiro de Dados Abertos, além de subsidiar a próxima edição do Plano de Dados Abertos bienal (2023-2025), que será publicada em julho deste ano.

No primeiro dia do webinário, serão abordados os temas relacionados aos aspectos econômico-financeiros e cadastros das operadoras ao Índice Geral de Reclamações, à qualificação na saúde suplementar e ao Ressarcimento ao SUS. Já no segundo dia, as apresentações trarão a troca de informações na saúde suplementar, os planos privados de assistência à saúde e os seus beneficiários. Para conferir a programação completa, clique aqui.

As inscrições já estão abertas e podem ser feitas por meio deste link.

Atualmente, a ANS disponibiliza 59 conjuntos de dados no Portal Brasileiro de Dados Abertos, permitindo maior transparência sobre a ação governamental. Fora isso, a divulgação de informações em formato aberto estimula a inovação e a pesquisa, a melhoria do intercâmbio de informações entre os órgãos e as esferas de governo e um melhor suporte à tomada de decisão e avaliação pelo cidadão.

Sobre os dados abertos

Dados são abertos quando qualquer indivíduo pode livremente usá-los, reutilizá-los e redistribuí-los, desde que credite a sua autoria e compartilhe os dados pela mesma licença. O Open Government Working Group (Grupo de Trabalho de Governo Aberto) estabeleceu oito princípios técnicos para dados abertos – são completos, primários (com o maior nível de granularidade e sem agregação ou modificação), atuais, acessíveis, processáveis por máquina (processamento automatizado), não-discriminatórios (disponíveis para todos), não-proprietários e livres de licença (livres de direito autoral, patente, propriedade intelectual ou segredo industrial).  Restrições relacionadas à privacidade e segurança são permitidas.

Ao disponibilizar os dados em novo ambiente além do portal da ANS, a agência reguladora se alinha à Política de Dados Abertos do Governo Federal, fundamentada no desenvolvimento de um ecossistema de dados e informações que beneficia a sociedade e favorece a cooperação entre todos os setores, inclusive a iniciativa privada, o setor acadêmico e o próprio Governo.

Com informações do portal GOV.BR (03/05/2023)