Logo ABIIS

Leia também

InovaSUS: premiados apresentam iniciativas vencedoras

As experiências foram compartilhadas com outros profissionais da área da saúde, apontando as dificuldades e os resultados alcançados.

O Ministério da Saúde realizou o Painel com os vencedores do prêmio InovaSUS para a equipe da Secretaria de Gestão do Trabalho e Educação em Saúde (SGTES). Com o objetivo de facilitar a interlocução entre as gestões federal, estadual e municipal, os vencedores apresentaram as experiências exitosas, registrando o histórico das iniciativas, as dificuldades e os resultados alcançados.

 “O prêmio possibilita uma série de mudanças nos territórios e também contribuiu para uma mudança no Brasil como um todo. Acreditamos que os estados e municípios são parceiros na construção de políticas públicas, junto ao Ministério da Saúde, e o InovaSUS é mais um instrumento que possibilita essa parceria”, registrou o coordenador geral de Gestão, Regulação e Provimento do Departamento de Gestão de Trabalho em Saúde (DEGTS/SGTES), Gustavo Hoff.

O evento foi uma oportunidade para os vencedores apresentarem as iniciativas, além de permitir à equipe técnica do Ministério da Saúde sanar dúvidas e sugerir melhorias aos projetos. O Prêmio InovaSUS tem em sua história iniciativas ganhadoras que foram implementadas como política pública. Nesse sentido, as apresentações permitem uma reflexão sobre os projetos e como podem ser multiplicados nos territórios, promovendo melhorias na assistência à saúde. 

Após as apresentações, Leandro Leitzke Thurow, da Secretaria Municipal de Saúde de Pelotas (RS), agradeceu em nome dos vencedores. Segundo Leandro, o Prêmio dá credibilidade aos projetos e permite que as equipes se aventurem em outras inovações. “O InovaSUS me ajudou a ser gestor e ter um olhar ampliado dos projetos, à medida que a gente olha o que o prêmio avalia e usa como se fosse uma matriz para desenvolver outros projetos”, registrou Leandro.

Durante o evento, os vencedores ainda receberam o certificado de premiação em nome de toda equipe que desenvolveu o projeto. O encerramento foi realizado pelo Diretor do Departamento de Gestão de Trabalho em Saúde (DEGTS) da Secretaria de Gestão do Trabalho e Educação em Saúde (SGTES), Alessandro Glauco dos Anjos de Vasconcelos.

Segundo o diretor, as melhorias realizadas nesta edição do InovaSUS consideraram pontos relevantes para a saúde, como a economicidade, e que a próxima edição irá fomentar ainda mais a inovação. “As iniciativas vencedoras servem de farol para as outras secretarias, portanto contamos com vocês para seguir construindo o SUS que promova a melhor assistência ao usuário e aos trabalhadores da saúde”, finalizou.

Prêmio INOVASUS

O Prêmio InovaSUS é uma iniciativa do Ministério da Saúde, realizada pelo Departamento de Gestão do Trabalho em Saúde (DEGTS) da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES).

O InovaSUS surgiu como estratégia para elaboração de políticas públicas voltadas para a melhoria da gestão dos serviços de saúde, atendendo aos critérios de melhor relação custo-efetividade, inovação e a sustentabilidade das ações.

O Prêmio INOVASUS chega a 7ª edição totalizando 1.565 trabalhos inscritos e 112 contemplados ao longo das edições, valorizando práticas inovadoras na Gestão do Trabalho em Saúde no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), contribuindo para difusão e replicação das iniciativas realizadas nos municípios e estados brasileiros.

SGTES

A Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES) é responsável por formular políticas públicas orientadoras da gestão, formação e qualificação dos trabalhadores e da regulação profissional na área da saúde no Brasil. A secretaria é responsável por promover a integração dos setores de saúde e educação para fortalecer as instituições formadoras de profissionais atuantes na área, bem como integrar e aperfeiçoar a relação entre as gestões federal, estaduais e municipais do SUS, no que se refere aos planos de formação, qualificação e distribuição das ofertas de educação e trabalho na área de saúde.

Com informações do portal do Ministério da Saúde (25/11/2019)