Logo ABIIS

Leia também

Encontro Nacional da Rede de Laboratórios de Saúde Pública

O evento debateu sobre os avanços realizados durante os últimos dois anos da pandemia de Covid-19

O Ministério da Saúde realizou o Encontro Nacional de Laboratórios de Saúde Pública. O evento teve como objetivo reforçar as estratégias da Rede Nacional de Laboratórios e debater sobre os avanços realizados durante os últimos dois anos da pandemia de Covid-19.

Durante o evento, o secretário da Secretaria de Vigilância em Saúde (SVS/MS), Arnaldo Medeiros destacou a importância do encontro e a relevância das parcerias entre o Ministério da Saúde e as diversas entidades que realizaram o trabalho de vigilância laboratorial no período pandêmico.

“Hoje, conseguimos reunir todos que ajudaram a fazer acontecer a Rede Nacional de Laboratórios Públicos (LACEN). Os trabalhos realizados em parceria com as diversas entidades nacionais e internacionais foram essenciais para ajudar o país durante a pandemia e garantir à população uma saúde pública cada vez melhor”, afirmou.

Arnaldo lembrou que, no início da pandemia, o país contava com três laboratórios de referência para realizar os testes de RT – PCR. Durante os últimos dois anos, o MS conseguiu promover a capacitação de profissionais dos 27 LACENs, adquiriu equipamentos e conseguiu manter a estrutura de insumos, mesmo com o crescimento da pandemia.

Na época, a rede de laboratórios fazia cerca de 300 mil testes por mês. Com dois meses de atuação, esse número aumentou para 600 mil. Em menos de um ano, o país conseguiu alcançar a marca de 2 milhões de testes realizados em todo território nacional.

Quando surgiu a primeira variante do Coronavírus, o Ministério da Saúde montou uma Rede de Vigilância Genômica nos LACENs. “Entendemos cada vez mais que essa pandemia nos deixou lições relevantes. Aprendemos que os vírus não têm fronteiras, não têm passaporte. A experiência do Brasil é extremamente importante para fortalecer a nossa região e a região das Américas”, concluiu Arnaldo.

Lançamentos

Durante o encontro, a pasta lançou o Programa Nacional de Gestão da Qualidade para os Laboratórios de Saúde Pública (PNGQ-Lab). Dentre os objetivos do programa estão a melhoria da capacidade e qualidade de resposta da vigilância laboratorial frente às necessidades em vigilância em saúde; a modernização do desempenho analítico dos laboratórios na esfera do sistema de laboratórios de saúde pública; e a geração de resultados com mais eficiência, precisão e confiabilidade do Sistema Único de Saúde (SUS).

Além disso, a pasta também promoveu o lançamento dos cursos de liderança laboratorial, biossegurança aplicada a laboratórios e introdução ao diagnóstico laboratorial da tuberculose e outras microbactérias não tuberculosas. Os cursos serão realizados na modalidade ensino a distância (EAD) e estão previstos para começar a partir de 2023.

GLLP

Outra ação de destaque é a implementação do Programa Global de Liderança Laboratorial (GLLP) no país. A missão do curso é fornecer aos profissionais de laboratório as ferramentas para desenvolver competências de liderança laboratorial e promover sistemas nacionais eficazes para melhorar a segurança da saúde usando uma abordagem One Health. De modo geral, o GLLP é um programa que tem como objetivo promover e orientar líderes de laboratórios atuais e emergentes para construir, fortalecer e manter os sistemas laboratoriais nacionais por meio da formação e qualificação de líderes.

O programa oferecerá um curso EAD que contará com a orientação de mentores para dar suporte no apoio e aprendizagem individual e terá como público-alvo, gestores e profissionais de saúde que atuam no âmbito da Vigilância em Saúde, com destaque para a área laboratorial. O curso está previsto para começar em 2023 e é executado pela parceria multisetorial de seis Organizações: World Health Organization (WHO), Centers of Disease Control and Preservation (CDC), European Center for Disease Prevention and Control (ECDC), Food and Agriculture Organization of the United Nations (FAO) e World Organization for Animal Health (WOAH, fonded as OIE).

Com a implementação do GLLP no Brasil, espera-se que o país tenha líderes de laboratórios qualificados para fortalecer o Sistema Nacional de Laboratórios, com capacidade gerencial e de tomadas de decisões na resposta a surtos e outras ameaças, utilizando-se da colaboração entre líderes de laboratórios do setor de ambiente, humano e animal no país.

URRL

Tendo em vista as ações desencadeadas pela SVS para atender ao Regulamento Sanitário Internacional (RSI) e as emergências em saúde pública, o MS tem como objetivo implantar Unidades de Reposta Rápida Laboratorial (URRL) nos 27 LACEN’s.

Para que os Programas e as ações de educação continuada sejam desenvolvidos, a iniciativa da pasta conta com a parceria da OPAS/OMS, CDC, Fiocruz, Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Com informações do GOV.BR (07/12/2022)