Logo ABIIS

Leia também

De 2020 a 2022, Fiocruz realizou quase 10 milhões de testes RT-PCR de Covid-19

Quantidade corresponde a 33% de todos os testes PCR da rede pública de laboratórios do País

Vinculada ao Ministério da Saúde, a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) teve papel fundamental no auge da pandemia de Covid-19. Com a finalidade de difundir conhecimento científico sobre a doença, a fundação produziu mais de 21 milhões de kits de diagnóstico e realizou mais de 9,7 milhões de testes RT-PCR, o que corresponde a 33% de todos os testes deste tipo na rede pública de laboratórios do Brasil.

Antes de assumir o cargo de ministra da Saúde, Nísia Trindade foi quem presidiu a Fiocruz. Sob seu comando, nos momentos críticos da pandemia, a fundação aumentou a capacidade de produção de kits e processamento de dados de testagens, tornando a Fundação Oswaldo Cruz um laboratório de referência nas Américas. “É impossível pensar em política de saúde sem pensar na qualidade dos dados e sua boa análise”, destaca a ministra.

A fundação também financiou dois editais pelo programa Inova Fiocruz, para ampliar estudos sobre o coronavírus, com investimento total de R$ 38 milhões que contemplaram 143 projetos. Coube, ainda, à organização brasileira, a liderança do estudo Solidarity, criado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para estudar a eficácia de tratamentos para a Covid-19.

No campo da imunização, um acordo do Brasil com a Inglaterra feito em tempo recorde permitiu a proteção dos brasileiros com vacinas Covid-19 feitas a partir de Ingrediente Farmacêutico Ativo (IFA) 100% nacional. Coube à Fiocruz produzir o ingrediente essencial para produção de imunizantes – o que representou economia de R$ 5 bilhões ao SUS. Mais de 67 milhões de pessoas foram imunizadas com, pelo menos, 1 dose da vacina produzida pela fundação.

Assistência

Em 50 dias, a Fundação Oswaldo Cruz construiu e colocou em operação uma unidade hospitalar com 195 leitos para atender pacientes com Covid-19. A fila de espera por leitos do SUS, no Rio de Janeiro, onde está localizada a fundação, diminuiu de 500 para 60 pacientes, na média diária, após 1 mês de inauguração da unidade. Confira os números do Centro Hospitalar:

  • 5,7 mil internações;
  • 3,8 mil vidas salvas;
  • 16 dias de tempo médio de permanência;
  • 3,1 mil transfusões de sangue;
  • 7,2 hemodiálises; e
  • 974 mil análises laboratoriais.

Com informações do GOV.BR (19/01/2023)