Logo ABIIS

Leia também

Anvisa disponibiliza painel de monitoramento de preços de próteses valvulares cardíacas

Ferramenta mostra histórico de preços em compras públicas federais. Saiba mais.

Já está disponível para consulta o Painel de Monitoramento Econômico de Próteses Valvulares Cardíacas. A ferramenta abrange os dispositivos médicos registrados na Anvisa sob dois nomes técnicos: prótese valvular cardíaca mecânica e prótese valvular cardíaca biológica.  

O painel possibilita o agrupamento de dispositivos médicos com características semelhantes, a partir de filtros de atributos técnicos específicos ou do próprio nome do produto. De acordo com o filtro selecionado, o painel exibe as estatísticas do histórico de preços em compras públicas federais, ocorridas entre outubro de 2020  e setembro de 2022, respeitando a defasagem estabelecida pelo parágrafo 4º do art. 22 da Resolução da Diretoria Colegiada (RDC) 478/2021.     

Vale destacar que os dispositivos médicos registrados na Anvisa sob os dois nomes técnicos monitorados constam da IN 84/2021. Os respectivos conjuntos de atributos técnicos foram publicados no anexo da IN 119/2022.     

A disponibilização do painel é parte da estratégia de divulgação dos resultados do monitoramento econômico de dispositivos médicos, conforme a RDC 478/2021.     

Veja as orientações sobre a utilização da ferramenta.   

Quer obter mais informações sobre o monitoramento econômico de dispositivos médicos? Acesse a página específica sobre o assunto. 

Entenda    

O monitoramento econômico de dispositivos médicos consiste no acompanhamento contínuo dos preços desses produtos, bem como de outros dados econômicos que sejam relevantes para reduzir a assimetria de informação nesse mercado.    

O conjunto de atributos técnicos de próteses valvulares cardíacas foi definido pela Anvisa a partir da proposta elaborada pela comissão instituída pela Portaria 261/2021. A comissão foi composta por representantes de áreas técnicas da Agência e de órgãos da Administração Pública, de entidades representativas do setor regulado, de profissionais de saúde e da comunidade acadêmica.        

A implementação do monitoramento econômico de dispositivos médicos faz parte do Planejamento Estratégico 2020-2023 da Agência, com meta de ampliar para 13, até 2023, o total de nomes técnicos de dispositivos médicos com histórico de preços monitorados. Essa meta concretiza-se então com a disponibilização dos resultados do monitoramento para os dois nomes técnicos objetos deste painel.   

Com informações do GOV.BR (20/01/2023)