Logo ABIIS

Leia também

Complexo Econômico-Industrial da Saúde pauta o Mercosul

Países avaliam cenário para desenvolvimento tecnológico, industrial e de inovação

Lideranças empresariais e governamentais do Mercosul participaram do XI Fórum Empresarial do Mercosul “Estratégias e desafios para o Complexo Econômico-Industrial da Saúde”, realizado na terça-feira (14), em Brasília. Países do bloco Brasil, Argentina, Paraguai, Uruguai se reuniram para debater a atualização de bases química e tecnológica, oportunidades e estímulo à produção regional e inovação, com recomendações para o desenvolvimento do setor saúde no Mercosul. 

O cenário para desenvolvimento tecnológico, industrial e de inovação no pós-pandemia de Covid-19 foi avaliado em três painéis: O fortalecimento do CEIS para a produção local e regional de produtos químicos e biotecnológicos; Estratégias do CEIS para o fortalecimento cadeia de suprimentos para a produção local e regional de insumos e dispositivos médicos; A gestão da saúde voltada para a inovação e conectividade. 

“O ‘para’ importa”, disse o secretário de Ciência, Tecnologia, Inovação e Complexo da Saúde, Carlos Gadelha, ao destacar a incidência do setor saúde sobre o PIB nacional (10%). Para o secretário, Brasil e os países do bloco têm condições de entrar na 4ª Revolução Tecnológica, desde que a reconstrução dos laços de cooperação permita o fortalecimento da indústria e da cadeia de suprimentos, com apoio à produtividade local e regional de produtos biotecnológicos, maior conectividade e inovação, com pesquisas e capacitação de mão de obra. 

“Da criação de um centro de estudos, passando pelo trabalho de uma cuidadora até a complexidade da indústria, a saúde gera renda e emprego de futuro e nos dá a possibilidade de entrar na 4º Revolução Tecnológica”, sinalizou Gadelha. 

O secretário anunciou a elaboração de uma lista com os “Desafios Produtivos e Tecnológicos” da saúde no Brasil para reduzir as vulnerabilidades do SUS e ampliar o acesso. Também citou diversas ações de fomento ao setor por parte do governo federal, como a recriação do Grupo Executivo do Complexo Econômico-Industrial da Saúde e lançamento de estratégia para alavancar o Complexo Econômico-Industrial da Saúde. Todas iniciativas consolidadas em 2023. 

Diretor do Departamento do Complexo Industrial e Inovação em Saúde, Leandro Safatle, encerrou o fórum empresarial resgatando temas abordados ao longo do encontro: “Tivemos a oportunidade de, neste importante espaço de ação e integração, falar das necessidades reais de cada país que compõem o Mercosul, olhando para os componentes críticos da produção regional e potencialidades para inovar. Ampliação da perspectiva empresarial, criação e fortalecimento de dispositivos que permitam avançar em bases produtivas e tecnológicas, são pautas relevantes neste momento de reconstrução institucional do Brasil e noreposicionamento do país na agenda global”, disse. 

CEIS e o Mercosul

O Fórum Empresarial do Mercosul, voltado a pensar e debater a saúde, tem como objetivo propor um espaço de intercâmbio entre os setores público e privado dos quatro países integrantes. O Brasil exerce a presidência temporária do Mercosul e, na temática da saúde, propõe ao fórum debate sobre as estratégias e desafios para o Complexo Econômico-Industrial da Saúde (CEIS). 

Os diálogos proporcionados pelo fórum colaboram para o processo de integração do Mercosul ao setor saúde, com reflexões e trocas de conhecimentos, análises de estratégias e apresentação de desafios pelos países. Investimentos em inovação e pesquisa, fortalecimento das capacidades produtivas, em especial, de tecnologias já existentes ou em desenvolvimento, fazem parte das agendas prioritárias.

 Categoria

Saúde e Vigilância Sanitária

Com informações do portal GOV.BR (21/11/2023)