Logo ABIIS

Leia também

CBDL participa de I Colóquio NUTERA sobre avanços tecnológicos para o desenvolvimento e uso de terapia celular

O I Colóquio NUTERA, realizado no Instituto Butantã, no último dia 27 de maio, em São Paulo, teve a participação da Câmara Brasileira de Diagnóstico Laboratorial (CBDL), na presença do seu presidente executivo, Carlos Eduardo Gouvêa.

O evento trouxe os principais avanços tecnológicos para o desenvolvimento e uso de terapia celular.

Segundo o líder da CBDL, o encontro configurou-se num dia de intensa troca de experiências sobre as tendências, estudos científicos e, principalmente, avanços no estabelecimento de estruturas de excelência na produção de CAR T Cell, de forma colaborativa entre a Fundação Pró-Sangue, o Hemocentro, o Instituto Butantã e acompanhamento da Anvisa.

“Não tenho dúvidas do sucesso desta empreitada que ajudará e muito na ampliação do acesso a tecnologias de ponta para muitas doenças hoje sem ou com poucas terapias eficazes, como por exemplo vários tipos de câncer, doenças autoimunes, mielomas múltiplos, dentre outros”, comentou Gouvêa.

Entre os profissionais de saúde que estiveram presentes, Dr. Vanderson Rocha, da Fundação Pró Sangue / Hospital das Clínicas da FMUSP, que já havia falado recentemente para o público da CBDL sobre o papel do diagnóstico em terapias avançadas como a CAR T Cell, que estão, de forma muito integrada, construindo um novo futuro para a saúde pública no Brasil por meio de novas terapias avançadas e a melhoria de acesso em Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação com produção local.

Neste evento conjunto com o Instituto Butantan, Hemocentro de Ribeirão Preto e a própria Fundação Pró-Sangue, o Dr. Vanderson Rocha, Dr. Ésper Kallas e o Dr. Rodrigo Calado, e suas equipes, mostraram os avanços já obtidos até o momento na desafiadora tarefa de produzir localmente, integrando esforços e experiências, principalmente no olhar futuro do pipeline de lançamentos em novas soluções que poderão ser trazidas ao mercado em termos de terapias avançadas.

Com informações do Site da CBDL – 31.05.2024