Ministros da Saúde dos países do bloco se reunem na África do Sul para explorar a cooperação em área de saúde.

 

No dia 20 de julho, ocorreu em Durban, África do Sul, a 8ª Reunião de Ministros da Saúde dos BRICS - bloco formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul.  O encontro foi antecedido pela Reunião de Altos Funcionários dos BRICS nos dias 18 e 19/07.

Nas reuniões, foram discutidas oportunidades de cooperação em saúde em temas como cobertura universal de saúde, desenvolvimento de medicamentos e vacinas, enfrentamento às doenças crônicas não transmissíveis e doenças infecciosas, em particular a tuberculose, enfermidade de alta incidência em todos os BRICS. Os altos funcionários realizaram, ainda, visitas a serviços e centros de pesquisa de saúde da África do Sul, como o Centro de Programa de Pesquisa em AIDS.

Ao final do encontro de Ministros da Saúde do BRICS, as autoridades adotaram um comunicado conjunto que irá nortear as próximas ações e estratégias em saúde do grupo.

Em 2019, o Brasil assumirá a presidência pro-tempore do BRICS quando será responsável por coordenar as reuniões e atividades de cooperação do grupamento.

 

 

Com informações do Portal do Ministério da Saúde (01/08/2018)