A cooperação entre a Anvisa e a FDA engloba todos os temas em que ambas as agências atuam, com fluido e permanente intercâmbio de informações técnicas.
Anvisa realiza missão oficial em Washington, D.C., nos Estados Unidos, entre os dias 16 e 19 de maio, a convite da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas). Na ocasião, a Agência irá se reunir também com autoridades da Administração de Alimentos e Medicamentos (Food and Drug Administration – FDA), com o setor produtivo, com o representante permanente do Brasil junto à Organização dos Estados Americanos (OEA) e com o embaixador do Brasil nos Estados Unidos, além de participar de evento no Conselho do Atlântico, centro de reflexão no campo das relações internacionais.
Fundada em 1902, a Opas é a agência internacional especializada em saúde pública das Américas, constituindo-se na mais antiga agência internacional de saúde do mundo. A Anvisa é uma das autoridades reguladoras nacionais de referência da Organização.
Já a cooperação entre a Anvisa e a FDA engloba todos os temas em que ambas as agências atuam, com fluido e permanente intercâmbio de informações técnicas. As autoridades participam dos principais fóruns internacionais relacionados a produtos sujeitos à vigilância sanitária. Além disso, desde 2020 a Anvisa participa do Projeto Orbis, coordenado pela FDA com a finalidade de agilizar o registro e o acesso a medicamentos oncológicos, por meio de análises conjuntas.
Para saber mais sobre as iniciativas de cooperação e convergência regulatória da Anvisa, clique aqui.
Com informações do portal gov.br (16/05/2022)