Objetivo do evento é discutir a cooperação técnica na regulação de produtos médicos.
A Anvisa participou das sessões plenárias que debateram a regulação em saúde, como parte da programação do XXVII Fórum Econômico Internacional de São Petersburgo 2024 (SPIEF, do inglês St. Petersburg International Economic Forum), na Rússia. O encontro, que acontece durante esta semana (de 5 a 8/6), aborda temas de interesse de reguladores de produtos médicos e representantes da indústria farmacêutica. Delegações de todos os países que integram o Brics estão participando do fórum. O grupo, inicialmente formado pelo Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul, foi ampliado no início deste ano e agora é integrado também pelos seguintes países: Egito, Etiópia, Arábia Saudita, Emirados Árabes Unidos e Irã.
O diretor da Agência Daniel Pereira participou da mesa de abertura, que discutiu a segurança antidrogas. Ele abordou o trabalho realizado pela Anvisa e destacou a importância de uma maior integração entre os países do Brics, que representam 40% da população mundial.
“Tenho a honra de falar nesta sessão plenária, que destaca a importância da cooperação internacional para garantir medicamentos seguros, eficientes, de alta qualidade e disponíveis em nossos países. Especialmente porque este assunto está intimamente relacionado com a missão e visão da Anvisa, que se baseia nos valores do conhecimento como fonte de atuação e excelência na prestação de serviços à sociedade brasileira”, reforçou Daniel Pereira.
O diretor também ressaltou a política de inovação da Agência, que estabelece os princípios, pilares e regras para a interação com diversos interessados, incluindo autoridades nacionais e internacionais, universidades, setor privado e sociedade civil.
“Os três principais pilares da nossa política de inovação para o desenvolvimento e implementação de estratégias e iniciativas direcionadas são: capacidade e cultura de inovação; tecnologia e transformação digital; e regulação e acesso à saúde”, ressaltou Daniel Pereira.
A inclusão da pauta das agências reguladoras no encontro do SPIEF irá alavancar eixos estratégicos de cooperação entre os maiores países emergentes do mundo, contribuindo para o fortalecimento de políticas nacionais de saúde.
Memorando de entendimento
Durante o encontro do grupo de países do Brics, a Anvisa participou também do segundo debate da programação, que discutiu a cooperação no âmbito do memorando de entendimento assinado entre as autoridades reguladoras de produtos médicos.
A reunião dos reguladores foi conduzida pelo ministro da Saúde russo, Mikhail Murashko, com mediação da diretora do Departamento de Regulação de Dispositivos Médicos da Rússia. Participaram da reunião representantes das autoridades reguladoras do país-sede do fórum, além do Brasil, África do Sul, China, Egito, Etiópia, Índia e Irã.
Com informações do Portal Gov.br – 05.06.2024