Logo ABIIS

Leia também

Anvisa participa de convenção internacional na área de biotecnologia

A BIO Convention é um fórum de debates estratégicos entre governo e indústrias.

A Anvisa está participando, nesta semana, de um evento internacional na área de biotecnologia. A BIO Convention, que acontece em San Diego, na Califórnia (EUA), é um dos mais relevantes eventos dessa área no mundo. O encontro, um importante fórum de debates estratégicos entre governo e indústria, tem o Brasil como grande ponto de interesse, dado os avanços que o país vem realizando em relação a esse tipo de produto.

A participação brasileira na BIO Convention ocorre mediante a estrutura do Pavilhão Brasileiro, a realização do IX Summit Brasil e a terceira edição do Brazilian Startup Day. As iniciativas são realizadas em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) e Abiquifi (Associação Brasileira da Indústria de Insumos Farmacêuticos) e visam a inserção internacional do Brasil por meio do aproveitamento de oportunidades comerciais, internacionalização de empresas, formação de parcerias estratégicas e atração de investimentos. Além disso, ao longo do período da Convenção ocorrem diversas sessões temáticas.

A participação da Anvisa na Convenção Internacional da BIO 2024 é fundamental para a interação com outras autoridades regulatórias e empresas, bem como para promover a discussão sobre as perspectivas relacionadas ao avanço normativo sobre produtos biológicos no Brasil e temas relevantes como inovação na área da saúde.

O diretor-presidente da Anvisa, Antonio Barra Torres, abordou, no IX Summit Brasil, a perspectiva regulatória para a inovação no país. Barra destacou os novos mecanismos regulatórios elaborados pela Agência para facilitar as inovações em saúde, com destaque para o Edital de Chamamento 1/2024. O edital irá selecionar três startups que participarão de um projeto-piloto para avaliação regulatória de medicamento fitoterápico, medicamento sintético novo e produto biológico de interesse em serviços de saúde no Brasil. 

Barra Torres concluiu a sua fala listando os desafios atualmente enfrentados pela Agência, com ênfase no déficit de pessoal e no posicionamento da instituição frente ao novo cenário mundial.

A Anvisa também participou com apresentações da secretária-executiva da Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos (CMED), Daniela Marreco, sobre o ecossistema de inovação em saúde no Brasil, e do gerente-geral de Produtos Biológicos, Fabrício Carneiro, sobre a modernização regulatória em biológicos e produtos de terapia avançada, mencionando também as ações visando o apoio à inovação.

Com informações do Portal Gov.br – 04.06.2024