Logo ABIIS

Leia também

Anvisa aprova novos autotestes para Covid-19

Até o momento, já são seis os autotestes autorizados no país.

A Anvisa aprovou, nesta quarta-feira (2/3), dois novos autotestes de Covid-19. Com isso, já são seis os autotestes autorizados no país. Para obter o registro, os produtos foram avaliados quanto à segurança, ao desempenho e ao atendimento dos requisitos legais exigidos para os autotestes.

Um dos principais pontos de atenção da Agência para a análise dos autotestes é a usabilidade, que inclui as orientações de uso e as instruções em linguagem simples, que permitam à pessoa leiga fazer o uso correto do produto.

Confira os detalhes dos novos produtos registrados:

1) Autoteste COVID-19 Ag (Swab Nasal), registrado pela empresa Biosul Produtos Diagnósticos Ltda. – ME. O produto é fabricado pela Hangzhou Alltest Biotech Co., Ltd., da China.

O teste é do tipo que utiliza o swab nasal e terá apresentação comercial com um teste por embalagem.

2) SGTi-flex COVID-19 Ag – SELF TEST, registrado pela empresa Kovalent do Brasil Ltda. O produto é fabricado pela Sugentech, Inc., da Coreia do Sul.

O teste é do tipo que utiliza o swab nasal e terá apresentação comercial com um, dois ou cinco testes por embalagem.

O que é o autoteste e o que é importante saber

O autoteste é o produto que permite que a pessoa realize todas as etapas da testagem, desde a coleta da amostra até a interpretação do resultado, sem a necessidade de auxílio profissional. Para isso, deve seguir atentamente as informações das instruções de uso, que possuem linguagem simples e figuras ilustrativas do seu passo a passo.

Independentemente do seu resultado, lembre-se que o uso de máscaras, a vacinação e o distanciamento físico são medidas que protegem você e outras pessoas, pois reduzem as chances de transmissão do coronavírus.

A lista completa dos testes aprovados é atualizada periodicamente e está disponível no painel eletrônico.

Com informações do portal gov.br (03/03/2022)